Acadêmicos participam de simpósio e aula prática para complementar aprendizado teórico

As visitas e participações em eventos contribuem para formação
Os acadêmicos passam a maior parte do tempo dentro da sala de aula aprendendo a teoria, e mesmo com aulas experimentais e laboratoriais, muitos não vivenciam a prática e o cotidiano da profissão. Para evitar o despreparo na chegada ao mercado de trabalho, o ID_CURSO de Agronomia levou os estudantes para dois importantes eventos, uma aula prática em uma empresa de Dourados e um simpósio sobre a cultura da soja na cidade de Naviraí. As práticas ajudam os alunos a se atualizarem e a trocarem informações sobre a graduação, como é o caso do simpósio, que os colocou junto com diversos profissionais, “a área agronômica é muito dinâmica, sempre tem atualizações, então levar os acadêmicos para este meio, além de permitir que eles tenham este contato com o produtor, com as empresas e cooperativas, que lá estão, é uma oportunidade para eles se informarem a respeito das novidades no setor”, comenta a coordenadora do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN, Raquel Bonacina. Lucas Scott Velleda, do 8° semestre, participou do simpósio e conta que a chegada ao mercado de trabalho será mais tranquila, pois já conhece alguns setores, “como estamos saindo da faculdade agora, estamos no último ano, vamos saber mesmo o que está acontecendo do lado de fora, não só o que está entre as quatro paredes da sala. Quando chegarmos ao mercado, vamos saber o que encontraremos”, diz o aluno. Já na aula prática, os alunos puderam conhecer todas as etapas do beneficiamento e armazenamento de grãos, que é uma das matérias ministradas em sala de aula, “no final da disciplina, depois que eles veem todo o conteúdo teórico e as aulas laboratoriais, a gente fecha a disciplina visitando uma unidade armazenadora, para que eles vejam todas as etapas que envolve o projeto de armazenamento”, explica a coordenadora. Antonio Fernando Teles acompanhou a aula pratica e sabe que essas oportunidades complementam o conhecimento, “de tudo aquilo que nós adquirimos em sala, isso foi uma complementação, e a gente vê realmente como acontece, como funciona o beneficiamento e o armazenamento”, completa. (FC)