Professora Terezinha Bazé lança livro sobre a educação pela pesquisa hoje a noite na UNIGRAN

O lançamento do livro da professora Bazé será hoje à noite, às 19h30, no Salão de Eventos da UNIGRAN
Com a obra, a autora recebeu Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Nesta noite, às 19h30, a professora Drª. Terezinha Bazé de Lima lança a obra “Educação e Desenvolvimento da Competência Humana – Memória da Trajetória Construída em Vários Contextos”. Primeiro foi lançada em Campo Grande e em Três Lagoas, hoje, o lançamento acontece no VII Encontro de Iniciação Científica da UNIGRAN. Segundo a autora, este livro foi escrito juntamente com seus alunos. “O livro trás o incentivo e a revelação de jovens pesquisadores e escritores, que são meus alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação”, explica. Esse não é seu primeiro livro, mas é uma obra que tem um diferencial para Bazé, “com este livro eu gostaria de mostrar a estratégia pedagógica de educar pela pesquisa e de educar para a elaboração própria dos educandos e dos professores”. Professora Bazé, que é doutora em Educação, compartilha o ideal de educar pela pesquisa, ela acredita que “a pesquisa na universidade é uma das bases do tripé: ensino, pesquisa e extensão. E a pesquisa tem que acontecer como uma prática aliada ao trabalho do professor”. Com o lançamento da obra em Campo Grande, a autora recebeu Moção de Congratulação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “O reconhecimento é justamente porque o livro aborda e fomenta a possibilidade da autoria, incentiva a formação de escritores. Eu fiquei muito emocionada com essa monção e eu queria dizer que muito me honrou esse reconhecimento”, conta. O livro trata dos vários projetos que são desenvolvidos em educação infantil, alfabetização, as relações ético-raciais, educação indígena, educação de jovens e adultos e educação a distância. E traz uma abordagem interdisciplinar. “Gostaria de dar ênfase de eu ter recebido o prefácio do professor Pedro Demo. Quem na academia conhece o histórico dele sabe que é uma honra imensa”, lembra Bazé, pois ele, foi o primeiro autor a escrever um livro que orienta o professor a trabalhar com a pesquisa como ferramenta da sua prática de aula enquanto docente. A pró-reitora da UNIGRAN faz o convite a todos para que possam ler sua obra, pois “é importante que os alunos também leiam o livro para despertar o interesse em relação a pesquisa. Tem um artigo específico sobre isso que se chama ‘A formação do profissional pesquisador’, que aborda essa questão”. (SG/TD)