Estudante apresenta trabalho em congresso internacional

Agora Kelly planeja publicar sua pesquisa em revistas especializadas
Aconteceu em São Paulo, o XXVI Congresso Brasileiro de Nefrologia, evento tradicional que reúne profissionais nacionais e internacionais especializados no diagnóstico e tratamento de problemas no sistema urinário, especialmente o rim, e que é realizado desde 1960. Em meio a tantos profissionais renomados, porém, destacou-se uma jovem de 27 anos que ainda nem terminou a faculdade. A acadêmica do 8º semestre de Psicologia da UNIGRAN, Kelly Cristina Wengrat Lopes, apresentou os resultados parciais de seu Trabalho de Conclusão de ID_CURSO (TCC), denominado "A Psiconefrologia no Brasil", para um grupo de profissionais de diversas áreas diferentes. O trabalho aborda a atuação do psicólogo com pacientes que sofrem de insuficiência renal. Tudo começou quando a orientadora de Kelly, a professora e coordenadora do ID_CURSO, Bruna Paes de Barros, a convidou para pesquisar sobre o tema. “Ela me convidou a fazer esse trabalho já que é a mesma área de seu doutorado. Quando ela disse que tinha inscrito nosso trabalho no congresso, fiquei feliz, mas sem muita certeza de ser aceito por ser um congresso muito rígido”, conta a acadêmica. Porém, não havia motivos para se preocupar, logo Kelly e a professora Bruna estavam em São Paulo e a pesquisa estava exposta entre tantos outras do Brasil inteiro. “Foi extremamente importante pra mim, ainda sendo acadêmica, expor meu banner em um evento tão importante, mesmo porque a maioria dos banners era de profissionais já, até mesmo trabalhos de conclusão de mestrados”, diz a acadêmica. Segundo ela, mais do que a experiência e o orgulho de falar sobre sua pesquisa em um evento internacional, o contato com outros profissionais também foi muito gratificante, além, é claro, do diferencial no currículo. “Eventos desse porte sempre acrescentam muito ao currículo de uma acadêmica. Espero seguir meus estudos nessa área e quem sabe atuar depois de formada”, diz. Mercado de trabalho Segundo a coordenadora Bruna Paes, o campo de atuação do psicólogo na nefrologia oferece muitas oportunidades. “Ainda existe uma dificuldade para conseguir profissionais qualificados para atuar nesse sentido, com especialização e conhecimento na área, mesmo porque a legalização do psicólogo nessa área é muito recente”, explica. Um psicólogo que deseje atuar nessa área, porém, precisa ter um vasto conhecimento, muito além da psicologia. “Precisa entender muito de medicina, das questões sociais e até das questões espirituais envolvidas no processo. Atuando em equipes, o psicólogo precisa saber quais são as interfaces de todas essas áreas, até para entender melhor a complexidade do ser humano”, finaliza Bruna. (TD)