Palestrante fala sobre patologias bucais à acadêmicos

Acadêmicos de Odontologia conheceram mais sobre patologias durante a palestra
Higiene bucal é fundamental para garantir uma boca livre de doenças, o que consequentemente leva a um corpo saudável, pois muitas doenças que tem sintomas na boca podem estar relacionadas a outras partes do corpo. Acadêmicos de Odontologia da UNIGRAN puderam discutir e aprender mais sobre as doenças que afetam diretamente e indiretamente a boca durante uma palestra sobre o assunto. A palestrante, Drª Rosana Giodano de Barros diretora da faculdade de odontologia da Universidade Federal de Matogrosso do Sul (UFMS), explica que as patologias são, “todas as doenças que ocorrem na boca, de ordem local ou de ordem sistêmica, ou seja, são doenças que ocorrem na boca ou podem ser descobertas através de sintomas que ocorrem nela”. De acordo com Drª Rosana a boca apresenta diversas manifestações que são de doenças sistêmicas, e o diagnóstico precoce aumenta as chances da recuperação. Uma das causas de doenças apontadas pela palestrante é a falta de higiene, “higiene é primordial. Mas os dentes, às vezes, estão quebrados, usando uma prótese que não está bem adaptada, então são consequências, vão evoluindo e causando complicações”, acrescenta. Dessa forma para ter uma boca e um corpo saudável, é necessário cuidados, “higiene e consulta periódica ao profissional é indispensável, você pode ir ao posto de saúde ou em clínicas privadas, mas a figura do dentista é primordial, pois você precisa dele para ter saúde, e para ter saúde você precisa de higiene bucal”, conclui a diretora. (FC)