UNIGRAN participará do Encomex, que será realizado em Dourados.

A UNIGRAN foi convidada e aceitou participar e colaborar na realização dos “Encontros de Comércio Exterior – Encomex”, que acontecerão em Dourados em 14 de março. O dia será de palestras, debates e painéis que tratarão das Políticas e Ações de Comércio Exterior e das Oportunidades para o Comércio Exterior Brasileiro. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) estarão prestando atendimento individual aos participantes interessados em conhecer como funciona a exportação – o que é necessário para exportar, quem pode exportar etc – no Balcão de Serviços e no setor de Despachos Executivos que serão instalados. “Precisamos estabelecer uma cultura exportadora em nossa região”, defende o diretor da Associação Comercial e Industrial de Dourados (Acid), Nilson Aparecido dos Santos.

Na semana passada, ele formalizou o convite à Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNIGRAN durante uma visita à reitora da Instituição, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, na qual esteve acompanhado do diretor da área financeira do Centro das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (CIEMS), Aldo Barigosse, e da secretária da Acid, Idete Fátima Boschetti Mendes. Esse grupo de pessoas foi a Brasília e conseguiu com que o MDIC agendasse o “Encomex” para Dourados ainda em 2002. “No início, achávamos que isso só seria possível no ano que vem”, disse Aldo Barigosse, explicando que a programação desses Encontros já estava quase fechada e que, geralmente, eles acontecem em capitais.

Pela primeira vez o “Encomex”, programa do MDIC para incentivar mais empresas a exportar, será realizado em uma cidade do interior. Além de incluir temas como o projeto de instalação de um “Porto Seco” em Dourados, Exportação de Carnes, Financiamentos para a Exportação, entre outros assuntos relacionados à exportação de produtos e serviços, o “Encomex” dará atenção especial aos pequenos empreendedores, como a divulgação do “Exporte Fácil”.

Idete Boschetti Mendes esclarece que exportar não é privilégio das grandes empresas hoje em dia. Empresários de porte tão pequeno quanto ao de um artesão também podem vender para o exterior e atender seus clientes internacionais via Correios. “Essa é uma questão de conhecimento das facilidades que existem hoje para exportar”, afirma a gerente administrativa da Acid. Ela é uma dos três profissionais em comércio exterior, dentre 30 agentes do Estado, que estão credenciadas pelo MDIC para ministrar treinamentos aos pequenos e micro-empresários, conforme as diretrizes do Projeto Rede-Agentes, que visa justamente a repassar conhecimentos ao maior número possível de empreendedores. Em todo o país, a Rede-Agentes possui 802 técnicos como ela. “Existem facilidades imensas para exportar, mas também existem regras a observar. Por isso, a partir de março, estaremos dando o treinamento ‘Aprendendo a Exportar’ para os empresários da região que queiram se iniciar em atividades exportadoras”, Idete adiantou a informação. Esse treinamento será semanal e acontecerá na Acid.

Foto: (sentido horário) Aldo Barrigosse (CIEMS), profª Rosa De Déa (UNIGRAN), Idete Mendes e Nilson dos Santos (Acid), conversam sobre o “Encomex”, que acontecerá em Dourados no mês que vem.