Egressa retorna a UNIGRAN e realiza palestra sobre toxicologia

Aline concluiu o ID_CURSO de Farmácia, na UNIGRAN, em 2010
A ex-aluna do ID_CURSO de Farmácia, Aline Lima de Barros, esteve de volta a sala de aula para palestrar aos futuros colegas de profissão. A farmacêutica que conclui ainda este ano o mestrado em Ciências da Saúde, falou sobre toxicologia. Uma área de atuação para o farmacêutico, porém ainda pouco explorada e divulgada. A pesquisa de Aline avalia os efeitos toxicológicos, sistêmicos e reprodutivos em ratos. De acordo com a mestranda nos últimos anos a qualidade e a quantidade dos espermatozoides têm diminuído em humanos. Diante desse fato sua pesquisa traz o agrotóxico como o objeto de estudo. “Quis ver se os agrotóxicos utilizados tem algum composto que leva a toxidade reprodutiva. O agrotóxico pode levar uma diminuição na qualidade do esperma, pode levar a diminuição na contagem e atuar como um hormônio, desregulando o sistema endócrino”, esclarece Aline. Letícia Castellani Duarte, coordenadora do ID_CURSO de Farmácia, afirma que o tema é atual, “várias pesquisas tem sido feitas em relação a contaminação de solo, água e na parte reprodutiva”. Quanto a palestra realizada pela ex-aluna a coordenadora afirma que foi uma grande contribuição para a formação dos outros acadêmicos, “é uma forma de incentivar eles. Mostrar que há várias oportunidades após o término e para eles conhecerem as áreas onde o profissional pode atuar. A vinda da Aline também pode esclarecer quanto a entrada do egresso no mestrado”, conclui.(SG/IO)