Profissional compartilha experiência com estudantes de jornalismo

Fabiane Dorta também comentou sobre a importância da formação acadêmica na área jornalística
Para se aproximar ainda mais da prática, acadêmicos de Jornalismo do 2º e 4º semestre receberam, essa semana, a visita de uma profissional da área para falar sobre a rotina da profissão, os desafios e o mercado de trabalho. A iniciativa já acontece há algum tempo e os convidados são sempre ex-alunos, hoje já estabelecidos na área. Cristine Medeiros é a professora responsável pelo encontro e explica que a visita de egressos do ID_CURSO ajuda o acadêmico a se identificar com o profissional. “A ideia é trazer alguém que esteja no mercado, um jornalista profissional que já foi acadêmico, para que eles possam se projetar e ver que tudo o que se aprende na teoria, se aplica na prática”, explica. Essa identificação faz toda a diferença, como opina o acadêmico do 2º semestre, Anthony Magalhães Silva, 19. “É interessante ouvir alguém que já passou pela faculdade e que talvez tenha tido dificuldades e dúvidas semelhantes às nossas. Certamente houve identificação, não só da minha parte, mas de todos os acadêmicos presentes”, diz. Mas não é só o aluno que consegue projetar seu futuro naquele profissional. A convidada dessa vez foi Fabiane Dorta, jornalista que atua nas áreas de impresso e televisão e, segundo ela, conversas como essa também ajudam o egresso a resgatar o aluno que ele já foi um dia. “Para o profissional é bacana porque ele passa a refletir sobre seu método de trabalho, sobre questões que muitas vezes passam despercebidas na correria do dia-a-dia”, opina. Segundo ela, a sensação de estar de volta à faculdade é muito gratificante. “Me lembrei de quando estava sentada do outro lado, como acadêmica; e ao mesmo tempo é como se estivesse retribuindo com o meu trabalho e experiência, o esforço dedicado pelos professores e pela instituição à minha formação”, comenta. Rede de contatos Fabiane acredita que essa “interação é muito importante por vários motivos, entre eles, porque a gente conhece uns aos outros e pode trocar experiências”. E, de fato, quando o acadêmico começa a formar sua rede de contatos ainda na faculdade, sua atuação no mercado de trabalho fica muito mais fácil. “Uma coisa que a gente sempre coloca é a importância da agenda de contatos e de fontes e, com isso, o aluno já começa a observar a importância desse contato e respeito com a fonte, e já começam a constituir sua própria rede”, explica a professora Cristine. (TD)