Especialista em Medicina Tropical ministra aula magna na Biomedicina.

O médico infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, doutor em Medicina Tropical e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi o ministrante da aula inaugural de 2002 do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN, na sexta-feira. A Instituição realiza tradicionalmente aulas magnas a cada início de ano, em todos os seus ID_CURSOs, abordando temas da atualidade que são tratados por convidados de renome. “A nossa aula inaugural foi um sucesso”, comemorou o coordenador do ID_CURSO de Biomedicina, professor Fernando Henrique Ignácio dos Santos, comentando a participação dos acadêmicos e a capacidade profissional do convidado.

O Doutor Rivaldo Venâncio, que, aliás, é dos especialistas citados em uma extensa matéria da Folha de São Paulo sobre a Dengue (pág. A-11, de 24-02), fez uma abordagem aprofundada sobre essa doença no mundo e no Brasil, tratando desde a sua transmissão pelo mosquito Aedes até os aspectos genéticos do arbovírus Flaviviridae – vírus transmitidos por insetos artrópodes que provocam a Hepatite C, febre amarela, Dengue 1-2-3 e 4 e outras doenças originadas nos trópicos. No caso da Dengue, é a fêmea do Aedes que transmite a doença, pois ela necessita da albumina contida no sangue para o amadurecimento de seus ovos. Ele explicou ainda a evolução do vírus da Dengue no organismo das pessoas, bem como os processos bioquímicos que ele desencadeia, e respondeu a diversas perguntas feitas pelos estudantes.

A aula foi bastante apropriada não apenas pela sua temática atual e importante para a saúde pública, mas, principalmente, para os futuros biomédicos da UNIGRAN, que puderam agregar mais conhecimentos à sua formação. O ID_CURSO de Biomedicina da Instituição é o único de Mato Grosso do Sul e tem ênfase em Análises Clínicas, atuação em bancos de sangue, indústrias bioquímicas (produção de vacinas, soros, reagentes etc.) e em pesquisas para-médicas.

Foto: O especialista em Medicina Tropical, Doutor Rivaldo Venâncio, fez uma explanação ampla e completa sobre a atual epidemia de Dengue no Estado e no país na aula magna de Biomedicina.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC