Professor da UNIGRAN recebe homenagem em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física

Professor Carlos Muchão recebe homenagem na Assembleia Legislativa de MS
Hoje, 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. E na semana realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/Mato Grosso do Sul – Mato Grosso (CREF11 MS-MT), em celebração aos 10 anos da entidade, o coordenador do ID_CURSO na UNIGRAN, Carlos Muchão, recebeu homenagem em reconhecimento do empenho pela implantação do Conselho e pela contribuição por uma Educação Física de qualidade. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de MS, sob o tema “A Educação Física e sua contribuição à saúde, educação e à cidadania”. Segundo o professor Muchão, a homenagem ocorreu porque ele participou desde o início da regulamentação da profissão, que aconteceu em dezembro de 1998. “Com esta lei promulgada, tinha que ser instalado os conselhos. Daí para frente foi a luta de fazer este processo nas regiões, nos estados. A princípio nos éramos do CREF que pertencia a Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná”, conta. O homenageado explica que, “com o registro dos profissionais e nós, do estado de MS, tendo assim, um contingente até pequeno em relação aos outros estados, nós conseguimos registrar todos os profissionais que se conscientizaram da valorização da instituição, e conseguimos um número expressivo. Na época éramos dois mil, era o limite que o Conselho Federal exigia e hoje temos sete mil profissionais inscritos, registrados no MS”. Profissional de Educação Física há 36 anos, Carlos Muchão afirma que “muitos profissionais estiveram concentrados, se dedicaram ao fortalecimento da categoria. Tudo isso para que a população tenha serviços de qualidade, por profissionais habilitados, qualificados. E não deixar na mão de leigos e de gente que está despreparada para oferecer trabalhos a sociedade”. “Nós temos nossa ação com crianças, quer dizer, na educação e com adultos, pessoas de terceira idade, atuação na área da saúde, do esporte, enfim, é amplo o trabalho e tem de ser feito de boa qualidade”, garante o coordenador. Para Muchão, ser professor ou profissional da saúde é eternamente gratificante. “Ver um aluno ser bem sucedido na profissão, fazendo um trabalho bem feito é muito bom. Foi prazeroso receber esta homenagem e ver que o interior, nós de Dourados, também estamos incluídos no processo de contribuição da profissão. É muito gostoso ver o reconhecimento, até vindo de outra esfera, como veio do Legislativo. Isso anima a continuarmos trabalhando, embora trabalhamos 35 anos, queremos fazer mais 35”, conclui. (SG)