Acadêmicos comemoram os 50 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

Evento reuniu mais de mil psicólogos e estudantes em Campo Grande para acompanhar palestras e homenagens (Foto: Rodrigo Pazinato)
Foi em Campo Grande que os acadêmicos de Psicologia da UNIGRAN participaram do evento em comemoração aos 50 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil. O encontro regional aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e contou com mais de mil profissionais e estudantes da área. Bruna Paes de Barros, coordenadora do ID_CURSO na UNIGRAN, acompanhou os 120 alunos da Instituição na viagem. Segundo ela, “o ponto forte deste encontro foi observação dos profissionais de destaque, que trouxeram a realidade do nosso mercado de trabalho e porque também foi muito exposta a questão dos desafios, os problemas que temos na nossa região e que nós ainda precisamos atuar”. A festividade contou com a apresentação do livro “Tosco”, resultado de pesquisa desenvolvida em todo Estado, que traçou um raio x da juventude sul-mato-grossense. O Colóquio Estadual de Psicologia Escolar e Educacional, lançamento de livros. E ainda, palestra “Quando Aprender é Difícil. Implicações para o Trabalho do Psicólogo Escolar” e a palestra magna "Psicologia e Psicólogos Brasileiros no Limiar do Século XXI: Problemas e Desafios no Exercício da Profissão". Para a professora Bruna, “não basta somente este conhecimento teórico que os alunos aprendem na universidade, a partir do momento que eles entram em contato com outros profissionais, eles começam a observar também que precisam propor estratégias para resolver os problemas da comunidade”. Aline Borges, acadêmica do 6º semestre, considerou importante a participação no evento. “Nós conhecemos muitas pessoas com ideias e sugestões novas a respeito da Psicologia, que é uma profissão adolescente ainda, comparada às outras profissões. Particularmente, acrescentou uma espécie de motivação, como se fosse uma aula extracurricular. É essencial ver pessoas bem mais experientes da área discutindo sobre os assuntos, porque é a partir daí que podemos refletir sobre a profissão”. Na oportunidade foram feitas homenagens a profissionais pioneiros da Psicologia em Mato Grosso do Sul, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da profissão no estado. Aletéia Henklain Ferruzzi, conselheira do Conselho Regional de Psicologia, contou que “o encontro foi uma festa. Superou a expectativa de público, isso mostra a força do psicólogo e dos estudantes envolvidos. Em Dourados, nós homenageamos a psicóloga Ana Zulmira Pedroso Verão, que foi professora da UNIGRAN e trabalha muito para a região”. “Esse ano é o jubileu de ouro da Psicologia. Foi reconhecida como profissão em 1962. Eu brinco que é uma jovem senDATA_HORA, então há muito a se fazer, para desenvolver, para crescer”, afirma Aletéia. A psicóloga confirma que a profissão enfrenta algumas dificuldades. “A inserção do psicólogo, um reconhecimento enquanto um profissional importante. Por exemplo, não tem uma lei que garanta o psicólogo nas escolas de ensino fundamental e médio; há também uma grande luta para que a disciplina de Psicologia volte ao ensino médio assim como a Filosofia. Então, a gente quer uma maior inserção na Educação, pois uma escola que tem este profissional, o desenvolvimento daqueles alunos é muito melhor, o ensino-aprendizagem, o relacionamento entre professor e aluno”, garante. Mas, por outro lado, Aletéia Ferruzzi assegura que, com a industrialização, “os profissionais têm uma boa inserção nas organizações. As empresas têm reconhecido o papel importante do psicólogo”. Para encerrar as festividades, nesta sexta, dia 31, haverá uma palestra com o professor Dr. Conrado Neves Sathler, sob o tema “Focault: a vontade da verdade”, que será realizada no anfiteatro do bloco I da UNIGRAN, com início às 19h30. (SG)