Seminário marca encerramento de pós-graduação em Educação Infantil

Seminário que concluiu o ID_CURSO de pós-graduação lato sensu em Educação Infantil contou com apresentação do teatro “Menina Bonita do Laço de Fita”
Professores que atuam na Educação Infantil tiveram a oportunidade de se especializar através de um convênio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Ministério da Educação (MEC), em convênio com a UNIGRAN. No encerramento da pós-graduação lato sensu, 33 alunas concluíram a especialização realizada em Dourados. No seminário de encerramento, Ana Paula Gaspar Melin, coordenadora do ID_CURSO de especialização em Educação Infantil/Turma Dourados, conta que esta foi a primeira turma formada. “Tivemos um grupo de alunas muito empenhadas com o trabalho, com o ID_CURSO”, afirma. Durante o evento, foram feitas apresentações culturais e teatro com o conto “Menina Bonita do Laço de Fita”. Conforme a coordenadora, a pós-graduação lato sensu para formação de professores da Educação Infantil, “respeita as especificidades desta modalidade já com as diretrizes atuais, trazendo uma grande oportunidade para os professores de Dourados, Caarapó, Fátima do Sul, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, de realmente investirem na formação continuada”. A contribuição da UNIGRAN foi importante para a realização deste ID_CURSO, afirma Ana Paula. “Todo o apoio da infraestrutura, do grupo de professores, coordenadores, especialmente a professora Terezinha Bazé de Lima que esteve conosco e é professora do nosso ID_CURSO também”, acrescenta. A professora de Pedagogia da UNIGRAN, Elizabete Velter Borges, foi uma das concluintes da especialização, segundo ela, a experiência foi maravilhosa. “Primeiro que para participar desta especialização em Educação Infantil teria que estar atuando nesta modalidade de ensino. Como eu sou professora concursada no município, então, foi possível unir a teoria com a prática. Inclusive a monografia que será defendida por mim é específica da minha atuação no berçário do Ceim [Centro de Educação Infantil Municipal] onde eu trabalho”, conta. Esta é a terceira especialização da pedagoga. Com duração de dois anos, o ID_CURSO proporcionou um crescimento profissional diferenciado. “A disciplina que ministro no ID_CURSO de Pedagogia denomina-se Fundamentos da Educação Infantil. Então, uniu a teoria com a prática, a vivência em sala de aula com o ID_CURSO realizado”, afirma Elizabete. Para ela, “houve a necessidade de buscar uma teoria fundamentada para trabalhar tanto no ensino superior, como na prática onde eu trabalho com os bebês”. Além do empréstimo da sala de aula, a parceria da UNIGRAN foi relacionada a professores que ministraram aulas e orientaram monografias. (SG)