Ema é capturada em Hospital Veterinário

Ema estava nervosa e deu trabalho para ser capturada
Animais silvestres vêm causando cada vez mais alvoroço na cidade nas últimas semanas. Primeiro, foram três casos com porcos espinhos e cachorros; agora, foi a vez de uma ema aparecer nas imediações do Hospital Veterinário da UNIGRAN. Arisca, ela deu trabalho para os veterinários, antes de finalmente ser capturada. A coordenadora Fernanda Zauith conta que o aparecimento de animais silvestres não é tão raro assim. “É muito comum esses aparecimentos, especialmente por causa dos terrenos baldios nesta parte da cidade, tem bastante bicho que aparece assim”, diz. A orientação nesses casos é não tentar capturar o animal e ligar imediatamente para a Polícia Militar Ambiental (PMA) ou para o próprio Hospital Veterinário. “O ideal é que a pessoa nos ligue com urgência, pra gente tentar ir recolher, pois dependendo do animal, se for muito bravo, é preciso inclusive usar um sedativo”, explica Fernanda. Quando não existe outra opção e o animal precisa ser contido na DATA_HORA, a médica veterinária aconselha muita cautela. “É preciso muito cuidado, pois animais silvestres são muito ariscos, eles não estão acostumados com o contato humano, é preciso saber capturar esse animal para não se machucar”, conclui. No caso de animais feridos que podem ser encontrados na beira das estradas ou mesmo nos arredores da cidade, o procedimento é o mesmo e, quanto mais rápido esse animal for socorrido, maiores são as chances de ele se recuperar. “O quanto antes esse animal chegar aqui, melhor, pois nós poderemos entrar com uma medida emergencial. Depois de atendido e medicado, esse animal pode ser encaminhado para a polícia”, diz. Já mais calma e sem nenhum ferimento, a ema será agora transferida para a PMA e, em seguida, deverá ir para Campo Grande, onde funciona o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco pode entrar em contato com o Hospital Veterinário pelo (67) 3411-4199 ou diretamente com a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 3428-0384. (TD)