No Jardim Santo André, comunidade teve tarde recreativa e recebeu orientações

Brincadeira Falsa Baiana desenvolve equilíbrio e proporcionou muita alegria nas crianças
No último sábado, 18, crianças, adolescentes e adultos puderam se divertir e aprender na Ação Social Integrada, realizada pela UNIGRAN e Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Durante o período da tarde, foram realizadas atividades recreativas, orientações nas áreas: jurídica, da saúde e da assistência social, além do show de calouros na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso. Rosimar Ferreira de Oliveira, moradora do bairro, conta que é a primeira vez que o Jardim Santo André recebe um evento como este. “Estas atividades são muito boas para as crianças e também é um incentivo para cuidarmos da saúde. Eu aproveitei para fazer limpeza de pele e exame de glicemia, que está um pouco alta, tenho que tomar cuidado”, disse. Os acadêmicos de Farmácia abordaram a manipulação e o uso de medicamentos. “Explicamos para as crianças sobre o uso do medicamento, para elas não tomarem a medicação errada, sofrer alguma intoxicação, às vezes, vendo que o remédio é colorido pensam que é algum doce. Então, tem que orientar desde pequeno”, garante Luana Carla da Silva, que cursa o 8º semestre. Carla Gabriela dos Santos Oliveira, 6º semestre de Fisioterapia,”nós orientamos as pessoas sobre a postura e o fumo. Fizemos avaliação da postura, abordamos a questão do tabagismo e realizamos a Escala de Berg, que é verifica o equilíbrio de idosos. É importante, principalmente para as pessoas não têm muitas condições, porque, com estas ações sociais, a população pode ter acesso mais fácil a alguns serviços não só da Fisioterapia, mas também da Enfermagem, Nutrição, Odontologia, entre outros”. Para as crianças e adolescentes, teve jogos de mesa (dominó, bozó, quebra-cabeça), pintura facial, futebol, basquete, badminton, carrinho de rolemã, perna de pau, ginástica olímpica, cama elástica, tênis de mesa e outras brincadeiras. A estudante Clarice Ribeiro, 11 anos, pulou cama elástica, fez desenhos, para ela a tarde deste sábado se resumiu em uma palavra: diversão. Jaqueline Mayara Saldanha Lemes, 4º semestre de Educação Física, garantiu que “as crianças se divertem bastante. Esta atividade que a gente desenvolveu, que é a Falsa Baiana, envolve muito o equilíbrio. Alguns têm medo, mas colocamos o cinto, cadeirinha, todos os equipamentos de segurança e ficam mais confiantes”. Para a acadêmica, participar é gratificante. “O carinho destas crianças é enorme, é uma alegria estar aqui brincando com eles”, finaliza. (SG)