Começa hoje na UNIGRAN a XXXIII Semana Jurídica

A abertura solene acontece às 19h15 no Salão de Eventos da UNIGRAN
Nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, a UNIGRAN dá início a XXXIII Semana Jurídica. Este ano o tema abordado durante o evento acadêmico é “A sustentabilidade das inovações jurídicas na sociedade contemporânea”. Todos os dias, durante o período da noite, serão apresentadas palestras com profissionais renomados do estado e também do cenário nacional, que vão permitir reflexão e discussão de temas que circundam a sociedade nos tempos atuais. De acordo com Joe Graef, coordenador do ID_CURSO de Direito, hoje estamos em uma sociedade que vive em um ritmo muito acelerado e em todos os setores há inovações. “Quando olhamos para o mundo jurídico nós percebemos que essas inovações vêm, porém as leis não são apresentadas. E quando vêm, muitas vezes não vêm para somar e acaba sofrendo uma resistência”. A própria propagação da internet traz questões a serem pensadas e discutidas na questão jurídica, “no mundo paralelo da internet são praticados fatos que ainda não são previstos como crimes na lei, mas que afetam as pessoas e, de certa forma, não estão devidamente tipificadas na lei, esclarecidas na lei. Então como reagir a essa nova tecnologia? Quais armas se têm para reagir a isso?”, questiona o coordenador. Este ano no período da manhã as mesas redondas serão diferentes. Segundo Graef a cada ano a intenção é inovar. “Toda semana jurídica arrisca-se um pouco e apresentamos algo novo. Neste ano, estamos apostando no potencial interno, não só dos nossos docentes, mas apostando pesado no material humano que estamos formando que são os nossos próprios acadêmicos. Então, a parte da manhã foi construída e será executada pelos nossos acadêmicos do 8º e do 10º semestre. Dentro do grande tema eles escolheram um tema que eles tinham afinidade e foram distribuídos durante a semana de forma que eles tragam para a comunidade acadêmica a sua contribuição”, explica. Em todas as edições da Semana Jurídica os acadêmicos, juntamente com alguns professores, elaboram um júri simulado, este ano a expectativa é grande, “o júri simulado esse ano está sendo guardado a sete chaves. Esse é um elemento da semana jurídica que nunca faltou. Ele é um momento de grande interesse não só da academia, mas também da área jurídica externa”, finaliza Graef. Toda a comunidade jurídica e sociedade em geral pode participar das discussões durante toda a semana. O evento acontece do dia 20 a 24 de agosto, no Salão de Eventos da UNIGRAN. (IO)