UNIGRAN realiza Ação social sábado no Jardim Santo André

Última ação foi feita na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, no Jardim Itália
Neste sábado, 18, o Jardim Santo André receberá a Ação Social Integrada, que reúne atendimentos oferecidos pela UNIGRAN e Fundação de Esportes de Dourados (Funed). Desta vez, as atividades serão na Escola Ramona da Silva Pedroso. Além das atividades recreativas, jurídicas e na área da Saúde, haverá show de calouros, soletrando e sorteio de brindes. De acordo com o coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, Carlos Muchão Castilho, um dos coordenadores do evento, “as ações sociais foram planejadas no final do ano passado, com previsão para seis edições, três em cada semestre, foram escolhidos vários bairros da cidade procurando atender todas as regiões de Dourados”. Esta ação comunitária acontece das 13h às 16h, com atividades de lazer, recreação, cama elástica e tobogã infantil para as crianças. “A participação da universidade neste ID_TIPO de ação tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos o contato com diferentes ID_TIPOs de população e colocar em prática o conhecimento teórico adquirido nos bancos escolares”, explica o professor Carlos. Na área de saúde haverá atendimento na orientação sobre diabete (avaliação da glicose), aferição de pressão arterial, orientação farmacêutica, sobre saúde bucal do bebê e da gestante, câncer bucal, tabagismo, avaliações físicas, orientação sobre a mamografia e câncer de mama. Os acadêmicos de Estética farão avaliação e controle da pediculose, higienização facial e penteado infantil. Para as crianças e adolescentes, o ID_CURSO de Educação Física levará jogos de mesa (dominó, bozó, quebra-cabeça), pintura facial, futebol, basquete, badminton, carrinho de rolemã, perna de pau, ginástica olímpica, cama elástica, tênis de mesa e outros. O ID_CURSO de Serviço Social levará orientações gerais (documentação, bolsa família). Segundo a supervisora de estágio da UNIGRAN e assistente social, Marta Acosta Antunes Souto, este projeto de extensão busca “articulação entre a Política de Assistência Social e a Política de Educação na qualidade do atendimento ao educando e sua família, de forma a promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade”. Na área de direto jurídico os presentes poderão receber orientações trabalhistas. Vale destacar que o evento ainda contará com a participação do Exército, do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e Guarda Municipal de Dourados (GMD). Neste ano a Unigran, em parceria com a Funed, já realizou outros Ações Sociais Comunitárias em diversos bairros de Dourados, com um atendimento médio de cerca de 300 a 500 pessoas em cada região beneficiada. (SG)