Professora e acadêmicos participam de Fórum de Educação Ambiental de MS para divulgar livro

O livro aborda a legislação ambiental, mas com uma linguagem voltada para crianças
O livro “Legislação Ambiental para Crianças” foi lançado em 2011 durante a XI Semana do Meio Ambiente e depois distribuído para escolas públicas de Dourados. Após ser disponibilizado na versão digital no início de 2012 os acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIGRAN e a idealizadora do projeto, professora Giani Lopes Bergamo Missirian, foram convidados para divulgar a obra durante o Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que ocorreu em Campo Grande. “Foi bastante interessante, as pessoas que visitaram o stand se encantaram com a proposta e até então não conheciam materiais dessa natureza. Participar do evento foi bastante recompensador”, afirma Giani. A professora Giani que ministra a disciplina de Educação Ambiental na UNIGRAN fez a proposta para os estudantes, que na época cursavam o 5º semestre, após identificar a deficiência desse ID_TIPO de material, “esse conteúdo de educação ambiental estava no currículo da educação básica do estado, e os professores tinham uma dificuldade para trabalhar. Como vou pegar a lei propriamente dita e passar para as crianças? Então identificando esse problema que lancei esse desafio para eles de criar um livro que fosse voltado para crianças e que também fosse um apoio para o professor, e foi aí que abraçamos a ideia”, conta a idealizadora. Agora disponível na versão online os professores que acessarem poderão ter acesso a atividades, “preocupamos em construir algumas atividades para que o professor possa utilizar o livro em sala de aula, tem sugestões de atividades que o professor pode usar, e até mesmo um jogo da memória”. A participação dos acadêmicos foi indispensável para que o projeto fosse concluído, e a aprendizagem conquistada com todo o trabalho também é um ponto para a carreira de cada um. “No Fórum conhecemos pessoas novas, profissionais da área de renome nacional, pessoas simples que vinham perguntar como tinha sido o trabalho, e isso foi importantíssimo. Para nossa turma hoje esse é o maior peso que a gente leva no currículo, tem coisa melhor que essa? Não”, garante Fábio Marion, acadêmico e um dos autores do livro. A participação no Fórum garantiu ao livro, que já possui registro na Biblioteca Nacional, uma divulgação ampla, já que pessoas de todas as partes do país passaram pelo stand e levaram um exemplar. Para os interessados em conhecer ou até mesmo utilizar o material é só acessar www.unigran.br/legislacaoambientalparacriancas. (IO)