Atividades diferenciadas envolvem alunos do Anglo

No Intervalo os alunos têm a chance de mostrar suas habilidades aos colegas
Alunos comunicativos, desinibidos e envolvidos com um projeto são o sonho de qualquer professor, mas muitas vezes a vergonha impede que um aluno transmita suas ideias de forma clara, tornando difícil a interação dentro da sala de aula. Uma iniciativa que busca trabalhar esse problema é o Intervalo Cultural, que já acontece no Colégio Decisivo Anglo há 15 anos, e teve mais uma edição. O objetivo é proporcionar aos alunos um espaço onde eles possam mostrar seus talentos para os colegas, seja na música ou nas artes dramáticas. A grande vantagem é que, na atividade, os alunos se sentem mais confiantes para ir à frente do público mostrar o que sabem fazer, mesmo aqueles mais tímidos. Aurilaine Fernandes Moraes, 16, é uma dessas alunas que enfrenta o desafio de superar a timidez toda vez que precisa falar em sala de aula. Na DATA_HORA do Intervalo Cultural, porém, ela se sente muito mais à vontade para ir à frente dos colegas e soltar a voz. Esta já é a segunda vez que ela participa da atividade e conta que cantar neste espaço a ajuda a perder a inibição. “O Intervalo Cultural não abrange só os alunos do Anglo, que a gente já conhece, mas o pessoal da faculdade, então é legal para a gente perder um pouco dessa vergonha”, afirma. Ela também acredita que novos talentos podem ser descobertos durante a ação e as pessoas podem se entrosar mais através da música. Quem se surpreendeu com a apresentação de Aurilaine foi seu professor de matemática, Rogério Sanches Gonçalves. Ele, que está acostumado a ver uma aluna tímida, não esperava encontrar uma cantora tão à vontade com a plateia. “A apresentação dela até me arrepiou, porque normalmente ela é uma menina muito quieta em sala de aula”, elogia. O professor faz questão de destacar que a atividade não prejudica o tempo passado em sala de aula. “Contribui para o engrandecimento deles, porque sai das quatro paredes da sala de aula, é uma recreação em um espaço diferente. Quando eles vêm pra cá, se abrem e perdem a vergonha de estar na frente dos colegas. Além de ser uma iniciativa que ajuda a divulgar o trabalho dos alunos e incentiva a confraternização e a amizade”, enumera. (TD)