Presidente do CAU/MS abre Semana Acadêmica de Arquitetura da UNIGRAN

Oswaldo Abrão falou sobre o conselho e sua função para estudantes e profissionais
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Mato Grosso do Sul – CAU/MS, Oswaldo Abrão de Souza, participou da abertura da 5ª Semana de Arquitetura da UNIGRAN. Souza é o primeiro presidente que assume o conselho, que foi instituído no estado há oito meses. Ele falou sobre a profissão e também sobre o CAU para alunos, professores e convidados. “Falar da questão dos arquitetos para estudantes é mais que justificável, quero que eles tenham uma formação e uma visão adequada da profissão e de como a profissão está se preparando para enfrentar o futuro. Essa será a geração que irá produzir as novas moradias e projetos arquitetônicos para o futuro”, afirma o presidente do conselho. A profissão já é antiga, porém não tinha um conselho próprio que atuasse a frente das necessidades dos profissionais, “no Brasil quando começou a se organizar os serviços, as profissões, vivíamos sobre a ditadura e naquela época não havia muitas distinções entre as atribuições de alguns serviços. Então agruparam serviços como arquitetura, engenharia e agronomia dentro de um só conselho”, explica Oswaldo. De acordo com Márcio de Melo Carlos Santos, coordenador do ID_CURSO da UNIGRAN, a criação do conselho traz ganhos para os profissionais, “agora temos um órgão único que irá cuidar da profissão, isso é uma conquista. Antes havia muita confusão das leis e atribuições entre os arquitetos e o engenheiro hoje está tudo mais específico e regulamentado”. “O mais importante é que nós temos liberdade hoje pra comunicar exatamente as nossas necessidades e o nosso pensamento para a sociedade e para os poderes constituídos”, completa o presidente. (IO)