Sesai palestra para acadêmicos de Odontologia da UNIGRAN

Acadêmicos de Odontologia recebem orientações para atuar na aldeia
Os acadêmicos do ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN participaram de uma palestra sobre o contexto indígena de Dourados. Eles farão ações sociais nas aldeias, assim puderam aprender um pouco mais da cultura e vivências dos indígenas. A UNIGRAN e a Secretaria Especial de Saúde Indígena, a Sesai, firmaram um convênio para atender a comunidade. “Levaremos nossos alunos nas aldeias, para que eles possam aplicar os conhecimentos de promoção de saúde diretamente nas aldeias, no ambiente delas, onde residem”, explica o coordenador do ID_CURSO Reinaldo Akamine. O palestrante e dentista da Sesai, Antônio Saturnino Filho, fala que esta palestra é importante para que os alunos cheguem à aldeia sabendo mais sobre os seus pacientes. “Para não haver um choque de realidades, nós viemos para trazer conhecimento da aldeia, alguns dados da saúde bucal e geral, para os alunos já irem para lá mais familiarizados com a realidade que eles encontrarão na aldeia”, comenta. Os estudantes do 4º semestre de Odontologia assistiram à palestra e acharam interessante, pois ali é uma cultura diferente, “o importante foi ter o contato, nós podemos observar uma cultura diferente, totalmente diferente do que estamos acostumados”, comenta Alexandra Batista. Para Dailana Torres “é bom ter contato com outras culturas, para nós aperfeiçoarmos as técnicas de odontologia”, diz. Estas ações que os alunos fazem durante a faculdade, os ajudam muito na profissão, pois saem do ID_CURSO, com experiência, “atualmente a maior parte dos alunos de odontologia, depois que se formam, vão procurar o serviço público, então eles de imediato, tendo uma noção, vão aprender a planejar, fazer levantamento epidemiológico, então é muito importante isso”, finaliza Antonio Saturnino. (FC/TD)