Encontro da Anped – CO contou com a apresentação de pesquisas desenvolvidas na UNIGRAN

O evento contou com a participação de professores e alunos dos programas de pós-graduação em educação, totalizando mais de 1.300 participantes
A UNIGRAN foi representada com apresentação de dois artigos integrais no XI Encontro de Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), que aconteceu em Corumbá (MS). Este evento recebeu trabalhos de docentes e discentes, para apresentação, oriundos de Instituições de programas de pós-graduação em Educação da região Centro-Oeste. As pesquisas selecionadas foram “A formação docente no contexto da educação de jovens e adultos” e “Formação docente em ID_CURSOs a distância: desafios enfrentados na prática profissional”. O trabalho sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi desenvolvido pelas professoras de Pedagogia da UNIGRAN, Elizabete Velter Borges e Terezinha Bazé de Lima. Segundo Elizabete, a pesquisa é resultado de estudos coletivos com acadêmicos do ID_CURSO que atuam no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). “Este projeto de extensão tem uma relevância social de cunho educativo para com a sociedade, pois os acadêmicos que atuam nesse projeto trabalham com a alfabetização inicial de pessoas que não tiveram oportunidades de estudo em idade de escolarização, como direito de aprender ao longo da vida”, explica. Para a professora, divulgar o trabalho que a UNIGRAN vem desenvolvendo no município de Dourados e região, “é de fundamental importância para o fortalecimento do tripé de qualidade, que se refere ao ensino, pesquisa e extensão”. Elizabete comenta que a pesquisa está relacionada com “o ensino desenvolvido no ID_CURSO de Pedagogia por meio do trabalho coletivo com as acadêmicas monitoras que atuam no PEJA, bem como, extensão considerando que o projeto é realizado com a comunidade e a pesquisa através do artigo científico a qual resultou esse trabalho apresentado e divulgado no XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO”. O evento teve como temática “Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação”. Na pesquisa de José da Silva Junior, o egresso da UNIGRAN mostrou a inserção no mercado de trabalho dos profissionais de Educação que se formam em Educação a Distância (EaD). “De certa forma, posso dizer que o trabalho veio para contribuir com o crescimento desta modalidade de ensino, através de um estudo baseado em dados. Expor o artigo realizado para a comunidade em um evento tão importante como este, se configura como realização pessoal, aumentando meu desejo de continuar realizando estudos nesta área”, finaliza. (SG)