Livro da pró-reitora Terezinha Bazé retrata a educação pela pesquisa

O lançamento do livro em Dourados será no dia 19 de setembro na UNIGRAN
Obra discute desde a educação infantil à superior Aos 60 anos, a professora e doutora Terezinha Bazé de Lima lança a obra “Educação e Desenvolvimento da Competência Humana – Memória da Trajetória Construída em Vários Contextos”. Primeiro foi lançada em Campo Grande e em Três Lagoas, e na cidade de Dourados, a apresentação será dia 19 de setembro, no VII Encontro de Iniciação Científica da UNIGRAN. Segundo a autora, a obra vem há muito tempo sendo organizada. A ideia de lançar neste mês aconteceu porque no dia 20 de julho foi seu aniversário de 60 anos. “Eu, enquanto professora, defendo a construção do conhecimento, a elaboração do professor, a socialização de práticas, não tinha outra forma de comemorar este 60 anos, mostrando para a sociedade para os amigos, para família, para professores, ex-alunos, por quais projetos eu tenho me incursionado”. Professora Bazé, que é doutora em Educação, compartilha o ideal de educar pela pesquisa, ela acredita que “a pesquisa na universidade, não importa se esta universidade é uma faculdade isolada, ela é uma das bases do tripé: ensino, pesquisa e extensão. E a pesquisa, mesmo que não tenha um departamento ou um fundo para reID_CURSO, ela tem que acontecer como uma prática aliada ao trabalho do professor”. “O livro vem mostrar que, quando você tem na sua prática de docente alunos escrevendo, você desenvolve a coautoria, desenvolve a autoria. E a proposta é mostrar que esta simbologia das mãos da capa, as mãos unidas, quer dizer, a obra não é só minha, eu organizei, leva meu nome, mas dentro dela dá visibilidade aos professores e aos alunos que permeiam comigo nestes projetos. Então há a possibilidade de formar outros autores”, revela Terezinha Bazé. A autora da obra destaca o prefácio escrito pelo professor Pedro Demo, que foi a primeira pessoa a escrever um livro que orienta o professor a trabalhar com a pesquisa como ferramenta da sua prática de aula enquanto docente. “Uma dos maiores presentes foi o prefácio que o Pedro Demo fez para este livro”, diz. A pró-reitora da UNIGRAN faz o convite a todos para que possam ler sua obra, pois “não é só um livro para a área da educação, também traz um artigo que eu falo sobre a construção do profissional para o século XXI”. Bazé aborda a questão da elaboração da pesquisa, que se torna uma rede do saber entre professor, aluno e profissionais, pelo viés da interdisciplinaridade. (SG)