Trabalho de iniciação científica: o primeiro passo para novas descobertas

Adria apresentará sua pesquisa durante o Encontro Científico que acontecerá em setembro
Atenção universitário! Você já participou de uma iniciação científica? Se não, ainda há tempo. A UNIGRAN realiza em setembro o VII Encontro de Iniciação Científica, as inscrições seguem até o dia 21 de agosto. Se a oportunidade chamou sua atenção converse com um professor, é o que orienta a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação, Adriana Mestriner. “O aluno interessado em participar deve procurar um professor e, juntos, eles entrarão em um consenso do que pesquisar. Esses trabalhos podem ser feitos desde o primeiro ano da faculdade, só fica inviável no último ano porque o estudante já estará fazendo o trabalho de conclusão de ID_CURSO”, esclarece a pró-reitora. Adriana acrescenta, “o aluno que é motivado a realizar iniciação cientifica, gosta mais de estuda e passa a ficar mais curioso, a procurar explicação do porque determinados eventos estão ocorrendo daquela forma. Então ele se torna um aluno melhor”. Segundo Mestriner, no momento que o acadêmico presencia essa iniciação cientifica ele desperta o aprender, isso porque ele tem que buscar, testar uma ferramenta, um conceito. Nesse momento, ele está também produzindo conhecimento. Mesmo que seja um conhecimento já existente ou até mesmo uma pesquisa inovadora. A acadêmica do ID_CURSO de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIGRAN, Adria Rodrigues Silva, irá apresentar sua pesquisa durante o encontro. A estudante está no primeiro ano do ID_CURSO e já entrou em contato com a pesquisa, “a faculdade nos prepara para isso, para ter uma carreira voltada para pesquisa, independente se vamos seguir a carreira prática, temos que pesquisar sempre, porque assim descobrimos novas coisas e damos continuidade a profissão”. Adria já iniciou o ID_CURSO com a intenção de se envolver com a pesquisa e ela sabe que o contato desde o primeiro ano trará benefícios mais adiante, “estou começando com um trabalho, quando eu estiver no último ano os meus trabalhos serão muito melhores, estarei muito mais preparada”. A divulgação é uma forma de informar a sociedade sobre os resultados obtidos. A pesquisa da acadêmica de estética traz resultados interessantes. Ela e mais um grupo de alunas pesquisou os alicates utilizados em salões de beleza no centro de Dourados e o resultado foi que mesmo sendo esterilizados esses materiais possuem micro-organismos que podem transmitir doenças. Encontro Científico na UNIGRAN No momento da inscrição é possível optar por uma apresentação oral ou por pôster, “a forma oral não são todos os alunos que estão preparados ainda, recomendamos que o aluno de iniciação científica faça apresentação de pôster. Já o aluno da pós-graduação ou professores indicamos a forma oral, porque já têm postura, têm maior facilidade de falar em público. Mas independente, a opção é de cada um”, explica Adriana Mestriner. (IO)