Pesquisas da UNIGRAN são selecionadas para o XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO

A professora Terezinha Bazé de Lima, orientadora das pesquisas, vai apresentar os trabalhos no encontro da Anped-CO, que acontece em Corumbá
De 9 a 12 de julho acontecerá o evento que é considerado de maior relevância para a produção do conhecimento científico entre os programas de pós-graduação e pesquisa na área de Educação da região Centro-Oeste, o encontro regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). Este evento recebe trabalhos de docentes e discentes para apresentação, a UNIGRAN será representada por duas pesquisas aprovadas. A XI edição do encontro terá como temática “Educação e Pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação” e será realizado no campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na cidade de Corumbá. Segundo a pró-reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, contar com a exposição de um trabalho na reunião da Anped é uma honra. “É com muita alegria, muita felicidade que nós temos dois trabalhos, um do presencial e um do a distância, isso nos deixa muito honrados, porque a pós-graduação também está sendo inserida nos contextos da ciência, também da pesquisa, então ir para esta reunião para apresentar um pesquisa que foi desenvolvida on-line, orientada on-line e ser aprovada em um comitê cientifico desta envergadura”. Os dois trabalhos que foram selecionados para o evento têm como tema: “A formação docente no contexto da educação de jovens e adultos” e “Formação docente em ID_CURSOs a distância: desafios enfrentados na prática profissional”. A professora Bazé foi orientadora das duas pesquisas, para ela, “é motivo da gente socializar esta informação, para que outros professores, para que colegas, alunos da graduação a distância, tenham uma percepção da seriedade e da importância que é a educação a distância também no critério de qualidade que nós temos sempre pregado isso”. A pesquisa aprovada dentro do ID_CURSO de pós-graduação a distância, tem o José da Silva Junior como pesquisador. Para ele, “foi gratificante trabalhar com esta temática que faz parte do meu cotidiano desde 2009, quando comecei a trabalhar no polo da UNIGRANET em Sonora - MS. Considerei pertinente entender como está sendo a inserção no mercado de trabalho dos profissionais em educação que se formam em EaD, buscando respostas concretas às indagações levantadas sobre os desafios que enfrentam no dia a dia. De certa forma, posso dizer que o trabalho veio para contribuir com o crescimento dessa modalidade de ensino, através de um estudo baseado em dados”. “Esta pesquisa nós trabalhos sobre a formação do professor do ID_CURSO a distância, os desafios que são enfrentados na pratica profissional, ainda existe algum resquício sobre uma discriminação com os profissionais que se formam a distância, então este trabalho vem quebrar paradigmas desta concepção”, explica Bazé. Foram entrevistados egressos de Pedagogia, para verificar se eles tiveram dificuldades de entrar em um conID_CURSO público, se foram descriminados quando chegaram à escola, na lotação como professor, e “por surpresa nossa, isto não existe, os formados a distância estão sendo promovidos, sendo aprovados em conID_CURSO, ocupando salas de aula, dando conta de gerenciar sua sala de aula e estão ocupando espaço no MS, no Brasil e até fora do nosso país”, afirma. O outro trabalho foi feito em parceria com a professora da UNIGRAN Elizabeth Velter Borges. “Nós estudamos a formação docente no contexto da formação para jovens e adultos, quem é este profissional? Quais são as suas habilidades? Suas competências? Que diferencial tem que ter este profissional? E qual é o lócus de formação?”, esclarece Terezinha Bazé. A UNIGRAN terá dois espaços com artigos integrais no XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped-CO, que ainda terá a participação de universidades públicas de outras cidades de MS, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Os trabalhos aprovados serão selecionados para a apresentação no evento nacional. (SG)