Estudantes de Fisioterapia compartilham informações com idosos do Qualidade de Vida

Idosos do Qualidade de Vida aprendem mais sobre câncer de mama
Os membros do projeto Qualidade de Vida da UNIGRAN participaram de mais uma atividade essa semana. Dessa vez o encontro foi com acadêmicos do 3º semestre de Fisioterapia, que palestraram sobre a prevenção do câncer de mama e qual o papel da Fisioterapia na recuperação de pessoas que enfrentaram a doença. “Desde o começo do ano nós trazemos diversos assuntos que podem ser interessantes para os idosos. Nem todos acessam a internet ou dispõem de toda essa informação, então nós, em parceria com outros ID_CURSOs, trazemos esses assuntos para discussão”, conta Wagner Florentin Aguiar, um dos acadêmicos palestrantes. Os alunos também ganham muito com a iniciativa. “Não é só um aprendizado para eles, mas para nós também. Nós estamos interagindo com um público que futuramente pode ser nosso paciente ou estar em contato com a gente desde já”, diz Wagner. Ele acredita que o papel dos idosos vai muito além de simplesmente receber a informação, eles também são responsáveis por disseminar esse conhecimento. “A informação não vai só até os idosos, mas sim para toda a sociedade, através deles”, explica. Izabel Andrade de Souza, assistente social responsável pelo projeto, conta que este é mesmo um papel desempenhado pelos idosos. “Através dessas palestras eles podem estar sempre atentos e se tornam disseminadores de informação, passando isso para os filhos, vizinhos e netos”, diz. Ela destaca ainda que, informados, os idosos podem garantir seus direitos em todas as áreas. Dona Guiomar Vasques dos Santos, 62 anos, aprova as atividades e palestras. Segundo ela, que frequenta o grupo há seis anos, os encontros fornecem informação e ajudam a mudar a vida dos participantes. “Mudei meu estilo de vida e minha saúde. Hoje eu me exercito bastante e, para mim, isso é muito bom”, conta. (SG)