Acadêmicos de Fisioterapia apresentam resultados de pesquisa

Os resultados obtidos podem auxiliar no desenvolvimento da área da Saúde
A apresentação aconteceu durante o 4º Seminário Científico do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN. O seminário faz parte do projeto de extensão realizado com os estudantes que passam pelo estágio na clínica, no último ano do ID_CURSO. O projeto oportuniza discussões sobre os resultados obtidos pelos estudantes. De acordo com a professora e coordenadora da clínica, Simone de Sousa Elias Nihues, “o intuito é desenvolver a pesquisa nos alunos, para que eles vejam a importância do desenvolvimento das atividades científicas na área da saúde”. A acadêmica Débora de Almeida fez seu estudo relacionado ao fluxo aéreo respiratório de indivíduos com lesão medular. “Meu objetivo foi comparar o indivíduo tetraplégico com um paraplégico para ver se de acordo com o nível da lesão o padrão respiratório era diferente ou não, já que o indivíduo tetraplégico tem uma maior perda de músculos”, explica. Para fazer a pesquisa, Débora contou com dois pacientes da clínica, e uma outra pessoa que a estudante convidou. A colaboração dos pacientes foi essencial para a chegada dos resultados, “o resultado foi que o indivíduo tetraplégico teve o fluxo respiratório menor dos que os outros. Isso porque a musculatura respiratória dele está perdida, e o indivíduo paraplégico ele não sofre tanta alteração, pois tem a musculatura respiratória conservada”, constata. Segundo a professora Simone, os acadêmicos buscam linhas de pesquisas nas quais eles tem maior afinidade, dessa forma quando estiverem na prática poderão seguir uma área já explorada. Débora acredita na importância da pesquisa, “futuramente será importante para realização de uma pós ou de um mestrado. Mas também é importante para aprender ter uma convivência com a comunidade e também dar um retorno a ela”, finaliza a estudante de Fisioterapia. (IO)