No inverno é preciso ter uma alimentação variada, diz nutricionista da UNIGRAN

Mesmo com uma oferta de alimentos mais calóricos durante a estação, é preciso evitá-los
Em função do frio no inverno, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Assim, para compensar este gasto é necessária uma maior ingestão de alimentos, os quais fornecem a energia que auxilia nesta manutenção. Segundo a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, Rita Mendes, “o nosso organismo é uma ‘máquina’ que realiza várias atividades, dentre elas a de manter temperatura corporal e no inverno há um pequeno aumento do metabolismo para conseguir manter a temperatura adequada”. Mas será que sentimos mais fome durante o frio? A nutricionista afirma que sim e esclarece os motivos: “consumir alimentos com intuito de esquentar o corpo no dia frio; as pessoas ficam mais em casa e, consequentemente, inventam coisas para comer; muitas pessoas comem mais mesmo sem fome, por isto que elas engordam”. Como em qualquer estação do ano, no inverno devemos nos preocupar em escolher alimentos quentes e saudáveis, por exemplo, “escolher carne cozida e não frita, optar por legumes cozidos, sopa com legumes e pouco macarrão, batata e arroz, alimentos com molho devem ser feitos com pouca gordura, chás no lugar de excesso de outras bebidas quentes (cappuccino, chocolate quente). Enfim, no inverno é possível ter escolhas mais saudáveis”, explica Rita. Alguns alimentos que devem ser evitados durante este período são os mesmos do verão, como doces, alimentos com muita gordura, salgadinhos industrializados e fritos. A coordenadora de Nutrição fala também sobre o consumo de bebida alcoólica, “deve ser controlado sempre, pois são calóricas e ao longo do tempo podem comprometer a função do fígado. O que pode ser considerado saudável é uma taça de vinho tinto ou seco/dia, é rico em resveratrol, prevenindo a oxidação celular”. A nutricionista lembra que “no inverno devemos ter uma alimentação variada como no verão para que o nosso organismo receba os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo”. Portanto, se você comer a quantidade adequada de acordo com suas necessidades poderá manter o peso nesta época do ano. Para isso é importante driblar as tentações e saber como se alimentar durante o inverno. (SG)