Acadêmicos recriam cantinhos temáticos na Brinquedoteca da UNIGRAN

Grupo de alunas que montaram o “Cantinho da Comunicação”
A proposta de redecorar e criar novos cantinhos na Brinquedoteca surgiu dentro da disciplina de Ludicidade em espaços escolares e não escolares, ministrada pela professora Lúcia Eugênia Pittas Martini. Os alunos que participaram da redecoração do ambiente são do 3º semestre do ID_CURSO de Pedagogia. De acordo com Lúcia Eugênia o trabalho foi embasado na teoria do professor francês Celestin Freinet, que trabalhava por cantinho de interesse para atrair os alunos. “São vários cantinhos, entre eles o da comunicação, da imaginação, da leitura, dos jogos, o cantinho do brinquedo, e o da música”, conta a professora. Ela explica a importância, “o cantinho da imaginação, por exemplo, é importante porque na fase dos 2 aos 6 anos a criança está na fase da imaginação, do faz de conta, do simbolismo. Então quanto mais nós trabalharmos teatralizando historinhas infantis, dramatizando, contando histórias através de fantoches ou mesmo através de personagens elas vão se desenvolvendo muito mais”. Já o cantinho dos jogos desenvolve o raciocínio lógico e matemático da criança, assim cada espaço idealizado estimula algum aprendizado da criança. Marcia Santos Jorge Olinski, acadêmica do 3º semestre, participou do grupo que redecorou o cantinho da comunicação, “nós remodelamos ele todo, e trouxemos a temática de fundo do mar. Tentamos trabalhar da melhor maneira possível para ele ser móvel, para que as crianças pudessem ter a oportunidade mexer. Por exemplo, fizemos um calendário e um relógio móvel, assim as crianças poderão alterar a DATA_HORA e a data”. Com o cantinho da comunicação é possível que as crianças compreendam a questão do espaço e do tempo, além de aprenderem os meses do ano. A Brinquedoteca da UNIGRAN é aberta de segunda a sexta nos três períodos, a sala no bloco III. (IO)