Doar sangue faz bem ao coração

Sim, doar faz bem. Bem para alma, pois quem doa ajuda outras pessoas e isso faz um bem danado, não é? Mas o benefício não fica só nesse sentido, quem doa sangue diminui as chances de ter problemas cardiovasculares. Hoje, dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, com o tema “Todo doador de sangue é um herói”. A professora de estágio supervisionado em Semiologia e Semiotécnica, Bruna Chanfrin, da UNIGRAN fala do benefício ao doador, “a doação diminuir doenças do coração, isso porque as doenças cardíacas estão ligadas ao excesso de ferro acumulado no sangue, com a retirada de sangue, as reservas de ferro do corpo são liberadas”. Para doar é preciso estar com a saúde em dia, ter mais de 18 anos e no mínimo 50 quilos. O doador deve ir alimentado, “não pode estar em jejum, deve se alimentar bem antes de doar, e após a doação é preciso comer novamente. Só não é permitido comer comidas gordurosas por pelo menos 4 DATA_HORAs antes”, informa Bruna. Pessoas que tiveram hepatite depois dos 10 anos de idade, que tem anemia, AIDS, doença de Chagas ou malária, ou ainda que usam drogas ilícitas injetáveis não podem doar. Gestantes devem esperar 90 dias após o parto normal ou 180 dias após cesariana para doar. Pessoas com gripe ou que estão fazendo uso de remédio também são impedidas temporariamente de doar. O intervalo de doação para os homens é de 60 dias, para as mulheres esse intervalo aumenta para 90 dias. Após a doação evite esforço físico, ingira mais liquido, não fume por cerca de 2 DATA_HORAs, e evite bebida alcoólica por 12 DATA_HORAs. Os riscos só existem para quem precisa do sangue e não tem. O Hemocentro de Dourados fica localizado na Rua Valdomiro de Souza, 295, na Vila Industrial, próximo ao PAM (Pronto Atendimento Médico).(IO)