Agronomia faz visita técnica em fazenda para conhecer sistema biodigestor

Acadêmicos aliam a teoria e prática em visitas técnicas
A visita foi realizada no município de Itaporã. Os acadêmicos do 7º semestre de Agronomia da UNIGRAN puderam conhecer o sistema de funcionamento de um biodigestor, que converte o gás metano em dióxido de carbono (CO2), diminuindo significativamente a emissão de gases de efeito estufa. Segundo a professora Raquél Bonacina, coordenadora do ID_CURSO, “o biodigestor é alimentado pelos dejetos de matrizes suínas existentes na propriedade. É semelhante a uma câmara fechada onde esses dejetos (resíduos orgânicos) são fermentados anaerobiamente, transformando essa biomassa em gás combustível e fertilizante”. Raquél explica que o gás pode ser transformado em energia para a própria propriedade e o fertilizante aproveitado como adubo para a lavoura, e que ainda, muitos produtores comercializam os créditos de carbono para os países europeus. “Sendo assim, os biodigestores podem ser uma valiosa alternativa para a produção de energia para as propriedades rurais (nas que dispõem de matéria prima para alimentação do sistema), bem como contribuem para a diminuição dos gases de efeito estufa e dos impactos ambientais”, afirma. Com a visita, os estudantes puderam aliar a teoria ministrada em sala de aula com a prática já vivenciada e aprovada por produtores da região da Grande Dourados. Conforme Luara Pessatto Paré, acadêmica do 7º semestre, “aliado a questões ambientais, a construção de biodigestores vem suprir uma nova demanda de produção sustentável. Assim, para nós acadêmicos é muito importante o conhecimento desta tecnologia, para que possamos aliar a teoria à prática, pois nos ajuda a esclarecer dúvidas e nos mostra as dificuldades encontradas no estabelecimento e na manutenção desta atividade”. A colega Denise Nascimento Fabris, garante que, com a atividade extrassala, “foi possível compreender na prática o funcionamento de um sistema de captação de gases (biodigestor) do efeito estufa e sua comercialização no exterior através da venda em créditos de carbono”. Para a acadêmica, “essa visita proporcionou maior bagagem, conhecimento para o mercado de trabalho, facilitando, até mesmo, futuro serviço na área”. (SG)