Professora da UNIGRAN participa do 5º Encontro Internacional de Educação Infantil da OMEP

A pedagoga, Elizabete, recebendo o certificado do encontro
O encontro aconteceu na cidade de Buenos Aires na Argentina e teve como temática principal “A Identidade Pedagógica da Educação Infantil”. Orientada pela doutora em Educação e pró-reitora da UNIGRAN Terezinha Bazé de Lima, a professora Elizabete Velter Borges inscreveu o trabalho justamento pela temática. A pedagoga ministra a disciplina de Fundamentos de Educação Infantil, no 3º semestre de Pedagogia da UNIGRAN e leciona em um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) de Dourados para a turma do berçário, ou seja, crianças de 6 meses a 2 anos. O trabalho apresentado durante o encontro faz parte da especialização de Elizabete. De acordo com ela a pesquisa é um relato de uma prática pedagógica, um memorial, uma vivência, “o trabalho está voltado com práticas pedagógicas com o berçário. Muito se questiona de como trabalhar com os bebês, como desenvolver uma prática pedagógica com eles, e é esse o propósito dessa pesquisa”. A proposta é para mostrar que é possível desenvolver uma prática nos berçários, mesmo que sejam crianças pequenas ou bebês. Mas para isso é preciso ter a criança como centro desse planejamento curricular. “Muito se questiona que no berçário é só cuidar, é só dar banho e alimentar, mas o cuidar e o educar em sala de aula são um processo indissociável, eu cuido educando, e educo brincando”, explica Borges. Conforme a pedagoga através de uma brincadeira a criança aprende a socializar, aprende a respeitar o outro, aprende regras de convivência e também se desenvolve de forma integral e completa. Para o encontro foram selecionados apenas quatro trabalhos do Brasil entre eles o da professora. “Ficamos contentes porque isso veio respaldar o que estamos pesquisando e estudando. E isso é de fundamental importância porque é nessas socializações que vamos vivenciando outras práticas também, melDATA_HORAndo a nossa, porque não adianta a gente fazer pesquisa e ficar guardada, precisamos divulgar, socializar, pra que esse conhecimento seja divulgado entre todos, pra isso que a pesquisa se faz importante e fundamental” conclui.