Acadêmico da UNIGRAN representará MS no 6º Congresso Mundial de Juventude

Estudante de Direito tem 18 anos e vai representar o estado em congresso internacional
Realizado pela primeira vez no Brasil, o Congresso Mundial da Juventude reunirá jovens de várias nacionalidades durante esta e a próxima semana de junho na cidade do Rio de Janeiro. O congresso tem por objetivo ampliar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável. E o acadêmico do 1º semestre do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, Gabriel Pinheiro David, 18, foi selecionado e representará Mato Grosso do Sul no evento. Para participar do evento, o candidato precisava se inscrever e declarar seus objetivos e interesses. Após passar por esse processo, Gabriel Pinheiro foi selecionado e convidado entre milhares de jovens do mundo inteiro para ser um dos delegados do 6º Congresso. “Tenho 18 anos, para mim até foi uma surpresa, vou poder participar estando no meu primeiro ano da faculdade. Esta é uma causa muito importante, vai ser uma oportunidade única na minha vida, pois um evento com grande importância”, disse o acadêmico. O estudante de Juti, cidade do interior de MS, estará entre mais de 300 jovens de 100 países. Cinquenta delegados brasileiros participam do encontro, cujo tema central é “Qual é o papel mais eficaz que a juventude pode desempenhar na sustentabilidade?”. Este é um assunto defendido pelo acadêmico de Direito, “falar sobre o meio-ambiente, planeta sustentável, é o que eu mais defendo em um projeto social que tenho, que eu mesmo desenvolvi e que está sendo implementado na comunidade. É um projeto que promove palestras nas escolas públicas, incentivo a reciclagem e educação ambiental às crianças”. Para Gabriel foi um sonho, “eu não acreditava, por saber que eu concorria com outros jovens que já são formados. Participo do Conselho Municipal de Juventude, foi ai que me inteirei das políticas públicas, quando pude aprender o que é política pública, peguei gosto, quando soube da inscrição, senti o maior prazer, fiz a inscrição e consegui”. O 6º Congresso Mundial de Juventude antecede a conferência mundial da ONU Rio+20 que acontece entre os dias 20 e 22 de junho. O evento é organizado e licenciado pela Peace Child International em cooperação com os parceiros locais. No Brasil, são o Instituto Peace Child, Universidade da Juventude e Instituto Raízes da Tradição. O Congresso Mundial de Juventude é bienal e já foi realizado na Turquia, Canadá, Escócia, Marrocos e Havaí. Faz parte da programação visitas a diversos projetos em comunidades do Rio de Janeiro com o objetivo de adquirir experiência em projetos para melhoria das favelas da cidade. Eventos culturais e sociais, workshops, reuniões plenárias e mesas redondas, debate, e para encerrar, a tradicional Marcha da Juventude, que terá como destino à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e na oportunidade será entregue ao presidente da Câmara local os planos de ação e apelos ao Governo. (SG)