ID_CURSO de Administração traz palestra para acadêmicos sobre a comercialização de commodities

Palestra mostrou como é a prática da comercialização de commodities
Acadêmicos dos ID_CURSOs de Administração com ênfase em Empresas e Agronegócios participaram de uma palestra sobre o planejamento estratégico e análise e formação de preços para comercialização de commodities agrícolas, que são os produtos em estado bruto, ou seja, a matéria-prima, ministrada pelo executivo da Cooperativa Centro Oeste, Copacentro, Antônio Takahito Nishimura. A professora Cláudia Marinho Carneiro Noda, fala sobre a importância da palestra para os estudantes: “houve a necessidade dos alunos sentirem a composição da teoria, o que foi proposto na disciplina durante o semestre, um pouco de estratégias de comercialização, um pouco de como se analisa mercado, para eles sentirem como este mercado de commodities funciona. Depois nós entrelaçamos um pouquinho na ideia de trazer isso para os acadêmicos de Administração de Empresas, uma vez que muitos estão relacionados ao setor de Agronegócios e precisavam de um pouco mais de informação”, comenta. Nishimura também explica que para os futuros profissionais atuarem na região, precisam ter informações como estas adquiridas durante a palestra, “na área que eles vão atuar sempre vai ser necessário ter estas informações, nós estamos um uma região agrícola onde, se eles forem atuar, sempre vai ser necessário ter estas informações”. O palestrante esclareceu durante a palestra sobre a comercialização e a formação de preços das commodities, “eu mostrei o sistema de comercialização que existe hoje aqui no Brasil e na formação de preço, como se forma o preço de uma commodity aqui em Dourados, ou seja, trouxe de Chicago até chegar o preço aqui, como se transforma o preço aqui”. O acadêmico do 7º semestre de Administração com ênfase em Agronegócios, Abdom Alves Pereira, já trabalha no setor de cana-de-açúcar e garante que a palestra ajudou na sua formação profissional. “É importante estarmos antenados com outros mercados, outros commodities. O foco da palestra foi bem voltado ao agronegócio e só tem a somar, nos enriquecer em conhecimentos, para ficarmos sempre atentos a este mercado sempre volátil, e somar com esta experiência com nossa prática no dia a dia”, avalia. Maicon André Zorzo, também é acadêmico do 7º semestre de Administração com Ênfase em Agronegócios e diz que a palestra ajudou a ligar a teoria e a prática aprendidas na faculdade. “Foi bastante interessante esta palestra visto que os conceitos que seu Nishimura trouxe não se encontram facilmente na parte prática, nos trabalhamos na parte prática, vemos a teoria na sala de aula e esta palestra veio para fazer a ligação entre a teoria e a prática”, diz. A palestra também serviu para despertar o interesse de alguns acadêmicos pela área, “quem sabe nós descobrimos alguns talentos a mais, esta é a proposta principal, motivar e despertar competências e habilidades, que é a necessidade principal do nosso ID_CURSO para eles, que eles consigam vivenciar na teoria, e dentro da teoria vivenciar a prática”, finaliza a professora Claudia. (FC/SG)