Acadêmicos de Arquitetura apresentam resultados de pesquisa

Diferentes realidades vistas na pesquisa levaram os alunos a refletir
Qual é o seu sonho? Foi em busca de uma resposta para esta pergunta que acadêmicos do 3º semestre de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Núcleo de Atendimento à Comunidade (NASC), visitaram diversos bairros de Dourados. Lá, eles conversaram com os moradores para descobrir qual era o lar idealizado por cada um e depois organizaram as descobertas e apresentaram à turma na última semana. Todo este trabalho foi realizado para a disciplina de Tecnologia da Arquitetura, mas o que tecnologia tem a ver com sonhos? O professor Rubens Di Dio explica: “esta disciplina tem como princípio a realização do sonho que o arquiteto tem que captar do seu cliente para executar o projeto. O cliente tem a visão, mas não tem como realizar”, diz. As visitas também mostraram aos acadêmicos diferentes realidades sociais que coexistem em uma mesma cidade e, segundo Di Dio, isso também tem relação com a Arquitetura. “A Arquitetura trabalha o social, porque o sonho, quanto você pode e o que você quer, é importante para que o arquiteto não coloque o sonho em uma coisa que não poderá ser realizada”, conta. Amanda Cavalcante Barreto foi uma das acadêmicas que realizou o trabalho e, segundo ela, a realidade com a qual eles se depararam foi inesperada. “Nós fomos várias vezes na periferia e vimos que era uma realidade geral”, ressalta. Ela conta que, na faculdade, estuda muito sobre a construção e o espaço físico, mas o trabalho ofereceu a oportunidade de conhecer a pessoa para quem ela irá planejar o imóvel. “Agora a gente viu para quem nós vamos construir, os sonhos da pessoa e as reais necessidades dela. Muitas vezes nós pensamos em criar um belo imóvel, mas não podemos ignorar as necessidades das pessoas que irão morar lá”, finaliza. (TD/IO)