Acadêmicos de Psicologia praticam dançaterapia em miniID_CURSO

A dançaterapia desenvolve a criatividade, auxilia na integração social, física, mental e espiritual
Durante a X Jornada Acadêmica de Psicologia, os acadêmicos da UNIGRAN participaram de um miniID_CURSO de Dançaterapia (Vivência), uma disciplina pedagógico terapêutica relacionada ao movimento corporal de dança. Esta é uma técnica que une dois campos: a dança e a psicologia, que tem o objetivo de fazer o individuo adquirir o auto-conhecimento e a desenvolver a criatividade, auxiliando na integração social, física, mental e espiritual. Segundo a Terapeuta ocupacional, Joyce Marques, a dançaterapia busca o movimento inato de cada pessoa, “não vai ensinar um movimento para ninguém, vai buscar o movimento de cada um através de suas experiências de vida”. Joyce explica que essa abordagem corporal reúne pessoas que querem trabalhar a mente e o corpo ao mesmo tempo, “é muito interessante para pessoas que têm depressão, algum ID_TIPO de deficiência física, porque como não é um movimento ensinado, não tem passos prontos, a pessoa faz de acordo com a sua capacidade, com aquilo que ela consegue fazer, tanto intelectualmente, quanto fisicamente”. Camila Mendes Gonçalves é acadêmica do 5º semestre de Psicologia e nunca teve contato com a dançaterapia, mas conta que gostou da experiência. “O que mais foi marcante para mim foi a parte do contato físico, com o outro, pois é uma coisa que fazemos pouco no nosso dia a dia. Eu aprendi que com qualquer movimento, mesmo os que fazemos no nosso dia a dia, pode se transformar em dança e podendo deixar o nosso corpo até mais leve com isso”, afirma. A prática da dançaterapia é feita até mesmo por profissionais da dança, mas aplicabilidade desse método depende muito do público que quer atingir. “Depende do que cada pessoa está buscando. Mas trabalha o corpo, a soltura do corpo, porque hoje em dia as pessoas ficam muito no computador, na televisão, dirigindo, e vão ficando muito tenso, com a movimentação reduzida”, garante a terapeuta ocupacional. (SG)