Professores do Anglo de Dourados e região recebem capacitação

Os professores participaram de uma palestra e também de oficinas
Uma ação chamada “Veredas do Pantanal” realizada pelo Sistema Anglo de Ensino trouxe capacitação a professores da unidade de Dourados e da região. A programação também contou com palestras para os alunos e para os pais. O palestrante foi o mestre em Direção Teatral, professor e autor do Sistema Anglo de Ensino, Maurício Soares Filho. Para os alunos “a palestra foi basicamente de motivação, em que nós tentamos abordar para os alunos algumas estratégias para que eles aproveitem ao máximo a estrutura disponível”, conta o palestrante. Para Filho a palestra contribui neste sentido, “no sentido de empurrar o adolescente em direção dele mesmo, a minha proposta é conseguir dar este start, dar este estalo e falar: vai lá, vai que você consegue, use o material da melhor forma possível, aproveite esta escola, não perca tempo com bobagem, porque a vida ta aí e ela pode ser muito legal”. Já a conversa com os pais seguiu um rumo diferente, como explica Maurício, “com os pais a conversa é sobre a construção da autonomia dos alunos, como fazer para que o aluno consiga caminhar com as suas próprias pernas, que é um processo difícil para os pais”. Ele ainda chama a atenção para a parceria entre família e escola, “não é uma particularidade do MS, os pais acreditam que de alguma forma o filho está pronto, que o filho é grande, e que reunião de pais deveria ser focada para pais de ensino fundamental ou educação infantil, o que é um absurdo. Na fase da adolescência, talvez seja o momento que o filho mais precise de compreensão”, afirma. Já os professores participaram de uma palestra central com o tema “Desafios para a Prática Docente” com a doutora em Linguística Sirlene Aarão. “Para os professores estes ID_CURSOs vão servir como uma prática, uma reciclagem, pois eles sabem como trabalhar, sabem a aula que eles têm que ministrar, mas sempre que vier uma ideia nova vai servir para cada um trabalhar em sala de aula, e o Sistema Anglo de Ensino oferece isso para os professores, então estamos aqui para tentar aprender um pouquinho mais”, frisa o diretor da unidade de Dourados Wilson Akira Tanizaki. Além da palestra os professores puderam participar de oficinas. Maurício ministrou uma das oficinas com a abordagem em técnicas de teatro para sala de aula. “falei de como usar a voz em sala de aula, como se movimentar, como utilizar reID_CURSOs áudio visuais, qual disID_CURSO é adequado para falar com esse aluno adolescente e de forma a atraí-lo sempre em função da matéria e do conhecimento”. De acordo com o professor Maurício o caminho é mostrar ao aluno uma postura ética, comprometida e, sobretudo apaixonada pela matéria que se ensina, “essa paixão é contagiosa, é capaz de atrair o aluno, não para o professor, mas para o conhecimento porque o professor é o instrumento para que o estudante atinja algo maior”, conclui. (IO)