Acadêmicos de Pedagogia divertem crianças no Dia Mundial do Brincar

Crianças tiveram uma tarde de brincadeiras e muita diversão
No último final de semana, os alunos de Pedagogia se dedicaram exclusivamente para lembrar as crianças e pais sobre a importância das brincadeiras no dia a dia. Alunos e professores da UNIGRAN foram até a Praça Antônio João, no centro de Dourados, para brincar e levar atividades lúdicas para as crianças que foram prestigiar o evento. A professora e coordenadora da Brinquedoteca da UNIGRAN, Lúcia Eugênia, comenta que a brincadeira tem que fazer parte da educação da criança, “a educação infantil deve privilegiar o brincar. O brincar é fundamental para a criança, não só de 0 a 5 anos, mas depois pela a vida a fora, mas nesta faixa etária é o brincar que facilita a criança desenvolver-se de uma forma harmoniosa, que faz ela se integrar com o outro e com o mundo, então é o brincar que vai representar a necessidade da criança de ter uma educação de qualidade”. Os alunos passaram a tarde brincando com as crianças, além de se divertirem, ainda ganharam uma experiência que não é adquirida em sala de aula, “isso aqui é muito importante, pois ajuda a gente a interagir, além disso, proporciona uma experiência de como trabalhar com a criança dentro da sala de aula e propor novas didáticas e metodologias”, disse Midiã Pereira Cruz Cosme, estudante do 3º semestre de Pedagogia. Além do ID_CURSO de Pedagogia, os acadêmicos de Educação Física também marcaram presença, como é o caso de Edilson Rebelo dos Santos, do 5º Semestre do ID_CURSO. Ele se transformou em palhaço e alegrou crianças e adultos que passavam pela praça, “hoje eu estou vindo com a função de brinquedista, função de trazer o lúdico para a criança de uma forma diferente, para sair da rotina”. Lúcia relata que essas brincadeiras como pular corda, amarelinha e esconde-esconde são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Porém estão se perdendo, por conta das novas tecnologias, “essas brincadeiras que são tradicionais, elas desenvolvem principalmente a motricidade e a socialização, brincadeiras que hoje em dia, não são muito valorizadas pelas escolas e pelos pais, por que as crianças estão muito limitadas a ficarem na televisão, no videogame e na internet.”, conclui. (IO/FC)