Acadêmicos de Comunicação Social simulam debate com candidatos fictícios

O debate aconteceu no laboratório de estúdio de TV
Já imaginou preparar toda uma campanha para concorrer à Presidência da República? Os alunos do 3° semestre de Comunicação Social da UNIGRAN passaram por esta experiência. A simulação foi uma proposta de trabalho da disciplina de Assessoria de Comunicação.Os acadêmicos criaram a campanha de um candidato à presidência, representado também por um aluno. A ideia surgiu, pois em uma campanha política “exercitamos todas as áreas de atuação de uma assessoria de comunicação, precisamos produzir peça publicitária, jingle, fazer assessoria de imprensa, e contornar crises. Então dividimos a sala em sete assessorias de comunicação, que escolheram um candidato a presidente, e eles produziram tudo relativo a esta campanha, até mesmo os planos de governo”, explica o professor da disciplina André Mazini. Para os que representaram os “candidatos” a experiência de passar pelo debate foi enriquecedora, “gostei de encarar o público, a questão das limitações de respostas, às vezes da uma apertada, mas foi legal, todos se ajudaram e participaram”, comenta o candidato Juliano Rosa, estudante do 3° semestre. O público do debate foram os alunos dos outros semestres de Comunicação. Lívia Da Vinha Ricieri foi uma das assessoras, a acadêmica diz que a proposta foi ótima e deve continuar nos próximos anos, “deve continuar, com certeza, foi um trabalho excelente, me empolguei muito, gostei muito de participar e acho que deve continuar sim”, diz Lívia. Uma banca composta por profissionais de comunicação ajudou a avaliar o debate. O trabalho foi um incentivo aos alunos, e pode ser uma porta para um trabalho futuro, “possivelmente, as melhores assessorias de comunicação, sairão com uma boa impressão daqueles que dão emprego. Se eles precisarem de um locutor, eles vão ver na campanha quem fez a melhor locução e assim por diante. É uma forma também de coloca-los em frente ao mercado de trabalho”, finaliza Mazini. (FC)