Brinquedoteca da UNIGRAN recebe visita de escolas

Momentos de brincadeira preparam as crianças para a vida adulta
Durante a XX Semana Pedagógica, organizada pelo ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN, diversas atividades relacionadas ao aprendizado de forma lúdica foram realizadas. Uma delas, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi a visita à Brinquedoteca da Instituição por crianças das escolas municipais da cidade, que conheceram o espaço e puderam aproveitar a manhã com brincadeiras. Para alguns pode parecer bobagem, mas brincadeiras de criança são muito importantes para o desenvolvimento infantil e podem influenciar na qualidade do aprendizado. Por isso, educadores se esforçam cada vez mais para deixar o lúdico presente no cotidiano da escola. “O objetivo é chamar a atenção da população, dos governantes, da sociedade em geral, para a necessidade que a criança tem de brincar e de uma educação infantil de qualidade”, explica Lúcia Eugenia Pittas, coordenadora da Brinquedoteca. Durante as visitas, as crianças ficaram livres para conhecer o espaço e brincar com o brinquedo que preferissem. O que foi um desafio, já que diante de tantas opções, muitos não sabiam, sequer, por onde começar. E essa variedade de brinquedos é ainda melhor, “quanto mais brinquedos a criança manuseia, quanto mais diferentes desafios ela encontra, mais a brincadeira vai prepará-la para, no futuro, enfrentar a vida adulta”, diz Lúcia Eugenia. “É um espaço externo à escola, diferente. O espaço da escola é o que eles estão acostumados e aqui o espaço é propício, adequado, tem todos os brinquedos e pra eles o lúdico é uma forma de aprender brincando, cantando, se divertindo, no mundo da fantasia”, avalia a professora pré-escolar, Noeli Gauna de Campos, que acompanhava uma das turmas que fez a visita. Aproximadamente 150 crianças conheceram e se divertiram na Brinquedoteca durante a Semana Pedagógica, mas a diversão para os pequenos não se limita a esse período do ano. Qualquer membro da comunidade pode usufruir do espaço, de segunda à sexta-feira, durante o dia das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e, no período noturno, das 18h30 às 22 DATA_HORAs. Além disso, a Brinquedoteca também esta aberta à visitações de estudantes e educadores de outras instituições de ensino. Visitas podem ser agendadas através do telefone (67) 3411-4230 com a professora Lúcia ou do (67) 3411-4171, com Maria Bryk. (TD)