Acadêmicos de Arquitetura confeccionam e expõem mandalas para realce das cores

Trabalhos feitos em mandalas realçaram o efeito das cores
Como forma de aliar arquitetura e arte, destacando as diferentes cores, os acadêmicos do 1º semestre de Arquitetura da UNIGRAN, confeccionaram mandalas na disciplina de Desenho e Outros Meios de Expressão (Dome). O objetivo foi trabalhar o efeito da cor nos ambientes. No que se refere às artes plásticas, a mandala apresenta sempre abundância de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. É uma palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. O professor Fábio Fernando Martins de Oliveira, explica: “neste ano quisemos fazer os trabalhos em forma de mandalas, voltados para o lado artístico, sobre as cores. O que a cor causa nos ambientes, na questão da arquitetura, na psicologia, e dentre outros”. “Dentro desse estudo no trabalho das cores, temos o objetivo de mostrar aos alunos a importância das cores, tanto na parte projetual, manual de pintar o desenho à mão, a importância na representação gráfica do computador também, na questão dos interiores”, afirma Oliveira. O professor ressalta ainda que a cor também influência na vida e no psicológico das pessoas, “quando alguém é um pouco mais agitado você usa um tom mais calmo, mais tranquilo no ambiente, já se a pessoa é mais tranquila você pode usar um tom mais agitado; em questão de ambientes de comércio, como em restaurantes, usam-se cores que estimule a pessoa a comer”. Em um dos trabalhos, o grupo dos acadêmicos Yasmim Viel Padilha e Valdomiro Ceolin Neto utilizou os tons de marrom, terra e ocre. “Tentamos fazer uma coisa que chamasse bastante atenção. Usamos areia, pedras, barbante. Como nós tivemos o branco e marrom, só duas cores para misturar, foi possível ter uma noção de como são as tonalidades. Fomos misturando até chegar as cores do nosso trabalho”, conta Yasmim. As mandalas foram feitas em MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade) Natural, uma placa de fibra de madeira de média densidade. O produto é utilizado na indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som, publicidade, stands, maquetes, etc. O estudante Valdomiro garante que “este trabalho foi importante para aprendermos a trabalhar com as cores, as várias tonalidades e conhecer a diferenciação de cores, por exemplo, do claro para o mais escuro. Chegamos a cinco tonalidades diferentes”. No grupo da acadêmica Luana Puttkamer, foram utilizados os tons de laranja. “Como o laranja é uma cor forte, nós pretendíamos fazer uma mandala que não tivesse o tom de laranja só no forte, então, usamos algumas tonalidades mais claras. Usamos madeirite, pastilha, argamassa, rejunte. E resto, foi criatividade”, diz. Segundo a aluna, “o objetivo foi chamar atenção do pessoal para mostrar que, apesar de estarmos no 1º ano, a gente tem potencial, criatividade”. As mandalas estão expostas nos corredores do bloco III da UNIGRAN. (SG)