UNIGRAN realiza, a partir de hoje, a XX Semana Pedagógica e a IV Semana do Brincar

A abordagem deste ano na XX Semana Pedagógica será a brincadeira como forma de aprendizagem
Com o tema “Ensino Fundamental de nove anos - Leitura, Escrita e o Brincar, como conciliar?”, o ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN inicia hoje uma semana com programação especial. Nos próximos três dias haverá palestras e oficinas que trarão aos acadêmicos e professores participantes o conhecimento de como trabalhar nesses nove anos no ensino fundamental. Mara Marques Corrêa Bueno, coordenadora do ID_CURSO, explica que o Ensino Fundamental de nove anos é uma política pública recente em todo o país, por isso a escolha pelo tema. “Em 2010 todos os estados e seus municípios tiveram que se adequar aos nove anos do ensino fundamental. Precisamos conscientizar nossos alunos, e até mesmo os professores que já estão atuando de como conciliar esse processo de leitura, escrita e o brincar. Não podemos deixar de desvincular a ludicidade, o brincar, do processo de ensino e aprendizagem”. Para muitos a escola é lugar de aprender a ler e a escrever e investir no brincar pode até parecer bobagem. Mas Bueno esclarece que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento da criança dentro do espaço escolar, “como vamos trabalhar de forma sistematizada com uma criança de cinco anos, copiando do quadro, sentadinho um atrás do outro nas carteiras? Precisamos trazer a ludicidade, as brincadeiras, pra ensinar de forma mais prazerosa para essa criança”, enaltece a pedagoga. Segundo a coordenadora há pesquisas que comprovam que aprender através de brincadeiras faz com que a criança aprenda com muito mais facilidade. “É por isso que temos vários jogos pedagógicos que nos auxiliam a desenvolver melhor o processo de ensino e aprendizagem da criança”, afirma. As inscrições podem ser feitas na coordenação do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN no Bloco 3. Acadêmicos de Pedagogia de todas as instituições de ensino superior e profissionais formados que atuam na rede municipal, estadual e privada podem participar. A coordenação emitirá certificado de 40 DATA_HORAs. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3411-4171 ou pelo e-mail pedagogia@unigran.br. Dia Mundial do Brincar A semana se encerra no sábado, com a programação do Dia Mundial do Brincar, que resgatará as antigas brincadeiras, “hoje as crianças veem a brincadeira como um jogo de vídeo game, um joguinho no celular, a própria internet. Muitas não sabem pular corda, não sabem brincar de esconde-esconde, de pega-pega. Estaremos resgatando essas brincadeiras”, informa Mara. As brincadeiras serão na Praça Antônio João a partir das 14 DATA_HORAs. O ID_CURSO de Pedagogia aguarda todas as crianças e familiares para uma tarde cheia de diversão. (IO)