Serviço Social da UNIGRAN debate a história dos Direitos Humanos

Evento trouxe reflexão sobre os direitos humanos
Durante a II Jornada Acadêmica de Serviço Social da UNIGRAN, os alunos do ID_CURSO puderam discutir o tema “Direitos Humanos: Sua Evolução Histórica”. A palestrante Silvia Peixoto de Lima traçou um retrospecto histórico dos Direitos Humanos e seus funcionamentos nacionais e internacionais, esclarecendo sua existência e evolução. “Nós temos uma declaração dos Direitos Humanos que foi elaborada em 1948, reafirmada pelas ações em 1993. Então, nós vemos uma intencionalidade de uma sociedade mais justa, na qual os direitos humanos sejam universais”, afirma a professora Silvia. O Direito Humano trata que todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. “No Brasil e em vários países do mundo, nós vemos que os direitos, embora tenham avançado muito, ainda não conseguiram se efetivar como um todo. Então, nós ainda temos muitas crianças que morrem de fome, muitas pessoas que não têm direito de se expressar e ao se expressar vão presas, há muito a se fazer ainda para garantir os direitos humanos”, ressalta a mestre em Educação. A acadêmica do 1º semestre de Serviço Social, Andréia da Silva Marques, observa que a palestra serviu para abrir os olhares para a profissão, “no começo temos muitas dúvidas, então veio para nos auxiliar. Pude perceber que na questão dos Direitos Humanos, muitas pessoas sabem que têm os direitos, mas não sabem onde procurar e como fazer. E nós, futuros profissionais da área, estamos para auxiliar nesse sentido”. Sobre o papel da sociedade na conquista dos direitos humanos, a professora Silvia afirma que não há super heróis para a luta. “Não é o Estado que faz isso. Normalmente quem luta pelos direitos humanos são pessoas: crianças, mães, professores, jornalistas, assistentes sociais. Penso que o papel da sociedade, seja, sobretudo, conhecer os seus direitos e lutar pela sua efetivação”, finaliza. (SG)