II Jornada Acadêmica de Serviço Social começa hoje

Em 2011 foi realizada a primeira edição da jornada acadêmica
Nesta segunda, começa a II Jornada Acadêmica de Serviço Social da UNIGRAN, com o tema “Toda violação de direitos é uma forma de violência”. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de maio. Durante a jornada haverá palestras, mesas redondas e atividades culturais para os inscritos. O tema foi proposto pelo Conselho Federal de Serviço Social, o CFESS, “o conselho deu uma temática nacional e a partir disso escolhemos as outras atividades, de acordo com a realidade da região”, explica a coordenadora do ID_CURSO na UNIGRAN, Maria Madalena Marques Gehm. O objetivo é esclarecer que não existe somente a violência física, “quando falamos em violação de direitos, pensamos logo em violência física ou algo neste sentido. Na jornada, vamos abordar a questão da garantia de direitos de modo geral, como da habitação, educação, saúde, enfim, tudo que se refere a direitos”, comenta a coordenadora de estágio de Serviço Social, Evanete Maria Rocha. Evanete explica que a violência pode estar em qualquer lugar, mas as pessoas acabam não vendo, pois aceitam as circunstâncias. “Dentro de cada situação, seja na educação, saúde, na própria assistência social, quando possamos imaginar que aconteça a violência, deve acontecer socialização, às vezes, o cidadão está tão acostumado com o sistema de não acesso, que ele aceita”, comenta a professora. INSCRIÇÕES As inscrições da semana acadêmica podem ser feitas até o início do evento, às 10h30, o valor da inscrição é R$ 25,00. Os acadêmicos das outras universidades também podem participar da jornada, além dos profissionais da área.(IO)