Acadêmicos de Agronomia visitam fazendas em Rio Brilhante

Lúcio explicou, aos acadêmicos, o sistema utilizado por ele na lavoura
Acompanhados pelos professores Fábio de Souza e Wilson Finamore, acadêmicos de Agronomia da UNIGRAN visitaram duas propriedades rurais em Rio Brilhante. Durante o passeio, os alunos conheceram novas tecnologias e novos modos de produção. Além disso, verificaram na prática o que veem nas aulas teóricas em sala de aula. A primeira fazenda visitada pelos estudantes foi a do produtor Lúcio Damália. Segundo o professor Fábio, Damália é um dos produtores mais antigo que utiliza o sistema de plantio direto, que tem altos níveis de sustentabilidade. Souza explica, “plantio direto é um sistema de plantio na palha. O solo não fica desnudo, ele não tem revolvimento. Antigamente usava-se muito o arado e a grade que revolvia o solo para semear, agora esse sistema prioriza o não revolvimento do solo, assim o acúmulo de matéria orgânica torna o solo mais fértil”. O produtor conta que o plantio direto começou como uma ideia de alguns produtores, “algumas pessoas diziam que éramos loucos”, revela Lúcio. Após 35 anos utilizando o método hoje já refinado, o produtor comenta sobre a visita dos acadêmicos, “na DATA_HORA que eles começarem a vida profissional, eles já terão conhecimento de alguns problemas. São esses acadêmicos que vão resolver os problemas que nós não conseguimos resolver”. A outra propriedade visitada foi a do produtor Renato Soicani. É uma área de sistema de irrigação de arroz por inundação, “é uma área grande e os alunos tiveram a oportunidade de ver o sistema e ver quais são os principais fatores que são levados em consideração em um sistema de produção de arroz inundado”, disse o agrônomo Fábio. O professor completa, “essa visita foi uma oportunidade deles estarem vendo o que os produtores fizeram ou adotaram como técnicas em relação ao que eles veem em sala. Eles observaram os benefícios direto do campo e ouviram o produtor falar do sistema. Em relação ao arroz inundado, os alunos conheceram como é uma técnica pouco difundida aqui no estado”. (IO)