Acadêmicos de Direito da UNIGRAN participam de uma Audiência Simulada

Alunos puderam viver a rotina de um advogado
Acadêmicos de Direito da UNIGRAN participaram de uma audiência simulada trabalhista, feita através de um acordo entre a UNIGRAN e o Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região. Os alunos participaram como testemunhas, réu, acusado e advogados. Para a simulação o grupo contou com a participação do Dr. Antonio Arraes Branco Avelino, juiz do Trabalho Substituto. Com a orientação da professora Drª Ana Maria Falchetti Bovério e do professor Dr. Wilson Pereira de Assis, os alunos puderam sentir “na pele” como é uma audiência real. Segundo Ana Maria essa foi uma experiência que muitos não tiveram, “essa oportunidade é inédita, nós saímos na frente. No interior de Mato Grosso do Sul essa foi a primeira experiência neste sentido. É gratificante ter participado disto”, comenta a orientadora de práticas jurídicas da UNIGRAN. Para os acadêmicos a audiência ajudou adquirir mais experiência, antes mesmo de sair para o mercado de trabalho, “foi muito gratificante participar, tivemos conhecimento na prática de como é ser um advogado, do dia-a-dia do profissional. Coisas que nós não temos dentro da sala de aula na faculdade. Todo mundo deveria passar por isso”, afirma o acadêmico do 9º semestre de Direito, Heltonn Bruno Gomes Ponciano Bezerra, que foi um dos advogados da ré. O Dr. Antonio Arraes acredita que é um evento que sempre deveria se repetir para ajudar no desenvolvimento do acadêmico, “deveria ter sempre essa simulação, não só na faculdade, mas também no ambiente do fórum, porque é diferente fazer uma audiência simulada na sala de aula, que é o ambiente dele, e fazer no fórum, que é a casa da Justiça, com funcionários, na sala de audiência, com secretário de audiência, com o juiz, trás aquela realidade”. (FC)