Ação do MPE com parceria da UNIGRAN atende mais de 1 mil na Escola Weimar Torres

Crianças aprenderam sobre prevenção e combate à dengue
A UNIGRAN, em parceria com o Ministério Público Estadual e outras instituições, participou de mais uma edição do Projeto “Promotoria Comunitária - MP mais perto de você”. Mais de 1 mil pessoas puderam receber atendimento jurídico e de saúde, orientações no serviço social, exposições, palestras, além de atividades recreativas na Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres. O promotor de Justiça, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, afirma que a ação social é importante principalmente para que as pessoas tenham conhecimento de que os órgãos estão à disposição. “Busca-se, com isso, facilitar o acesso da comunidade junto aos órgãos, mesmo aqueles que não puderam ser atendidos na ação, eles vão saber que existe o Núcleo de Práticas Jurídicas, que tem a Promotoria de Justiça, que existem outros órgãos que vão poder atendê-lo, porque cada órgão presente no projeto fez a divulgação de seu trabalho, dá o endereço, etc.”, destaca o idealizador do projeto. Dentre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e professores da UNIGRAN, o ID_CURSO de Ciências Biológicas levou para a população como aprender a pegar o mosquito da dengue, sem pegar dengue. Segundo Vanessa Bispo Carreiro, aluna do 3º semestre de Biologia, foi trabalhado no evento, como tratar a dengue ou preveni-la. “Nós mostramos as armadilhas e isso é importante porque o mosquito está evoluindo muito rápido. A maior prevenção que a gente tem é o combate inicial, pois está sendo muito resistente a cloro ativo e a outros métodos. A forma mais eficaz é não deixar proliferar e a armadilha com a garrafa peti é muito eficaz”, diz. Crianças, adolescentes e adultos participaram do dia voltado à comunidade do Jardim Climax e região. A estudante Luciene Céspede da Silva, 15 anos, diz que “o dia foi muito bacana, porque estão fazendo uma boa ação para ajudar todo mundo e isso nos influencia a ajudar também”. Mariane Bittencourt Xavier, estudante de 14 anos, comentou sobre a prevenção de doenças, tema que foi abordado pelos ID_CURSOs de Saúde, “é muito bom, porque quanto mais a gente aprende, melhor. Quanto mais a gente fica por dentro dos assuntos, melhor”. O acadêmico do 7º semestre Biomedicina, Henrique Dal Bó Limo, ressalta “esses momentos são importantes para instruir o pessoal sobre a saúde, fazer o bem para a sociedade e buscar o bem-estar de todos”. Para o promotor Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa o MPE trabalha neste projeto “com a ideia de desmistificar a distância, a frieza de relacionamento, para dizer que a Promotoria de Justiça está próxima da população, que precisa conhecer a comunidade e a comunidade precisa ter uma intimidade institucional suficiente para poder se aproximar para falar dos problemas. Porque se não, se o MP não toma conhecimento do que está acontecendo, também não tem como as providências serem tomadas”. (SG/TD)