Toca de Assis recebe visita de acadêmicos de Psicologia

Acadêmicos aprendem na prática o significado de responsabilidade social
Presente em Dourados há oito anos, a Toca de Assis atende atualmente 16 acolhidos, além de auxiliar, com roupas e alimento, famílias em situação de vulnerabilidade social e andarilhos. A entidade mantém-se somente com doações e, pensando nisso, acadêmicos de Psicologia decidiram fazer a sua parte. Divididos em equipes, os alunos arrecadaram mais de 900 kg de alimentos. Todos os semestres participaram, mas os protagonistas foram os acadêmicos do 1º semestre, que através da ação puderam vivenciar a responsabilidade social e entrar em contato com futuros campos de estágio ou mesmo locais de trabalho, depois de formados. A coordenadora do ID_CURSO, Nayla Santiago da Silva, destaca a importância do jovem, desde o início da graduação, conhecer os ambientes em que irá exercer sua profissão. “Dessa maneira eles já entram em contato com campos de estágio onde poderão atuar futuramente e desenvolvem competências necessárias em um ID_CURSO de Psicologia, como a preocupação com o social e o ser humano”, explica. O calouro Valcir Ricardo Celconi, 20, já tem isso em mente. “Não basta saber só a teoria, é bacana a gente conhecer e entender o histórico de vida dessas pessoas que já passaram por tantos problemas. Como a nossa profissão busca auxiliar essas pessoas, é interessante termos esse contato físico, acompanhar na prática esse lindo trabalho”, diz. Este também é um aspecto observado por seu colega, Ezequias Freira Milan, 21, do 7º semestre. “Acho que a primeira coisa que a gente tem que pensar é se colocar no lugar do outro”, opina. Nayla confirma que um dos principais objetivos da experiência é justamente esse, mostrar ao aluno realidades diferentes das quais ele está acostumado. “Para eles é bom se envolver com outras realidades e descobrir um pouco mais como eles podem ajudar. Eles vão se deparar com muitas realidades diferentes daqui para o final do ID_CURSO e já é mesmo uma preparação profissional”, diz. Além de entregar os alimentos arrecadados, os acadêmicos passaram a manhã com os irmãos e esse contato é, para eles, tão importante quanto outras doações. Jaciara de Souza Valentim, 21, é uma das religiosas que trabalha no projeto e destaca que “os irmãos ficam muito felizes com visitas. Eles se sentem acolhidos e amados pelas pessoas”, explica. Ela conta que, por ajudarem muitas pessoas, doações como essa são sempre bem-vindas. “O pouco que nós temos nós procuramos dividir”, diz a religiosa. Para os interessados em ajudar a iniciativa, com doação de materiais, serviços profissionais ou mesmo para fazer uma visita, basta entrar em contato pelo número (67) 3424-6424 ou visitar a Toca na Rua Natal, 450, Jardim Cuiabá. (TD)