UNIGRAN realiza I Encontro de Comitês de Ética do MS

Amanhã, 8 de maio, começa o I Encontro de Comitês de Ética do Mato Grosso do Sul, o ENCEP. O evento irá reunir, pela primeira vez, todos os comitês de ética do estado de MS. O objetivo é contemplar um espaço de discussão e de ampliação de conhecimento para todos, fortalecendo o seguimento. Serão três dias de evento, todas as palestras, mesas redondas e conferencias serão realizadas no anfiteatro do bloco 10 da UNIGRAN. De acordo com Adriana Mary Mestriner, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UNIGRAN, todas as instituições precisam dispor de um comitê de ética para pesquisa envolvendo os seres humanos. A ideia surgiu, “para uniformizar conceitos, propostas, interagir com outros centros de comitês de ética do estado e discutir quais as dificuldades que cada centro enfrenta”, informa Mestriner. O evento é direcionado para participantes da pesquisa, pesquisadores, colaboradores, profissionais da saúde, professores e acadêmicos. A intenção central é “despertar para que as pesquisas que envolvam os seres humanos tenham um olhar cuidadoso, visto que ele é um ser humano e precisa ser abordado de uma forma adequada”, ressalta a pró-reitora. Os Comitês de Ética são formados por um grupo de profissionais multidisciplinar, não ligado necessariamente à área da Saúde. Adriana explica a função dos comitês, “são discutidos os protocolos de pesquisa que pretendem envolver o ser humano. Num olhar de proteção ao sujeito e de preservação do pesquisador. Avaliando se a pesquisa está bem conduzida e se vai trazer benefício de uma forma que não interfira no sujeito que está sendo pesquisado”. O evento é uma parceria entre a UNIGRAN e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). As inscrições poderão ser feitas até o momento de abertura do encontro, porém as vagas são limitadas. Mais informações pelo site www.unigran.br. (IO)