Acadêmicos de Pedagogia confeccionam fantoches para trabalhar com crianças

Teatro com fantoches será apresentado em Ceims de Dourados
Na disciplina de Cultura e Educação os acadêmicos do primeiro semestre de Pedagogia da UNIGRAN estão desenvolvendo fantoches para trabalhar com crianças a cultura popular brasileira. São atividades lúdicas nas quais os estudantes têm contato com as lendas, os contos e mitos narrados em todo o Brasil. A professora Claudia Ollé conta que as histórias para o teatro de fantoches “são desenvolvidas através dos contos, das lendas e dos mitos das regiões brasileiras. Então, os alunos montaram o teatro de fantoche, as falas, depois eles passam para a execução dos bonecos, do cenário e por último a apresentação”. Primeiro os acadêmicos vão apresentar em sala de aula e depois, em alguns Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados. “Os contos trazem muitos ensinamentos, a partir disso, eles têm contato com as culturas populares, independente da região, por exemplo o Negrinho do Pastoreio vem do Rio Grande do Sul, a lenda da Iara, da Mandioca, do Curupira, do Pé de Garrafa. Eles podem trabalhar em sala de aula, para que as crianças conheçam também, porque está se perdendo através da internet, dos jogos eletrônicos. E esse conhecimento é muito importante para o desenvolvimento, para que a cultura permaneça”, afirma Claudia. A acadêmica do primeiro semestre de Pedagogia, Lucinéia Oliveira Zanon, diz que “é importante para a gente adquirir conhecimento, estudamos a cultura brasileira para desenvolver o trabalho com as crianças”. (SG)