Fiscal da Vigilância Sanitária palestra para acadêmicos e profissionais de Odontologia

Fiscal da vigilância orienta profissionais e acadêmicos na UNIGRAN
A palestra abordou os cuidados sanitários exigidos, aos consultórios odontológicos, pela vigilância. O evento realizado pela coordenação do ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN recebeu profissionais da área de Dourados e acadêmicos. A fiscal da vigilância de Dourados, Ana Paula Morais, falou sobre o papel da vigilância sanitária e irou as dúvidas dos participantes. Segundo a fiscal a função da vigilância é “orientar para fazer uma prevenção no consultório, para auxilia-los a ter os procedimentos adequados, as rotinas, para diminuir os riscos sanitários dentro do consultório”. Ela mostrou para o público que a vigilância não é um meio de punição, mas sim, de ajuda na prevenção de riscos, que o paciente e os profissionais podem sofrer. Ana Paula também fala como funciona a vistoria, “a partir do momento que fazemos a inspeção, usamos algumas legislações, aplicamos elas na prática, verificamos os procedimentos, as rotinas, processo de esterilização, vacinas dos funcionários, e se vemos que apresentou algumas situações, fazemos um termo, neste termo está tudo que necessita para se adequar. Há um prazo, para se adequar”, orienta. Reinaldo Akamine, coordenador do ID_CURSO, conta que a palestra foi um pedido dos próprios acadêmicos e profissionais. “Procuramos trazer este assunto para o acadêmico, para que ele saia da faculdade e já saiba o que adquirir como montar seu consultório dentro das normas, para que ele não venha a ter problemas legais, pois a vigilância pode advertir e punir se houver infração”. (FC)