Oficina de plantas medicinais orienta idosos do Projeto Qualidade de Vida

Idosos receberam orientações sobre plantas medicinais
Decocção, infusão, maceração. Essas palavras são estranhas para você? Se você costuma tomar chás medicinais é indispensável que saiba o significado de cada uma delas. O modo de preparo das ervas para o consumo de chá deve ser feio corretamente, caso contrário, o efeito pode não ser o desejado. Para instruir a comunidade e especialmente os idosos do projeto Qualidade de Vida da UNIGRAN, os acadêmicos e a professora de Farmácia Cleide Adriani ministraram uma oficina prática de plantas medicinais. Durante a oficina além, de falar sobre o preparo dos chás, Cleide orientou sobre a compra correta das plantas medicinais, “não é porque é uma planta que ela não vai causar mal a saúde, tem que ter cuidado na DATA_HORA de comprar, tem que escolher bem a planta. Sempre comprar em um lugar adequado, que tenha controle de qualidade. Se comprar de uma pessoa que não embala corretamente, não se tem garantia que está tomando o chá que se deseja”. Cleide alerta: “a população precisa entender que não é porque é um chá, que ele é inofensivo. O chá é medicinal, todo medicamento precisa ser usado com cuidado. Pode ser usado, mas de uma maneira consciente com indicação de um profissional que informe a maneira certa de tomar, não é porque é um chá que pode abusar”. Dona Vilany Ferreira Alencar, de 55 anos, faz parte do projeto Qualidade de Vida e participou da oficina. A aposentada conta que tem o costume de tomar chá todos os dias, “tomo toda manhã chá de hortelã, amo tomar chá, tenho uma hortinha em casa. Aprendi muito com a palestra, vou plantar outros ID_TIPOs de erva agora. Eu comprava na rua, mas como explicaram, hoje muitas vezes compramos errado, agora vou comprar certo, tenho medo de tomar qualquer chá”. A estudante do 7º semestre, Mariane Olivia Grião Camargo, fala da importância de educar a população quanto ao preparo, “é muito importante demonstrar como realmente se faz um chá. Cada parte de uma planta tem um modo especifico de fazer. É importante também para eles saberem as funções de cada planta, do mesmo jeito que faz bem, pode fazer mal em excesso”. ID_TIPOs de preparo dos chás Infusão: É o abafamento. O material deve ser picado e colocado em uma vasilha, em seguida a água fervida deve ser derramada dentro do recipiente. A erva deve ficar por 10 minutos na água. Banho: O vegetal deve ser colocado em água fria e esmagado, até que se desmanche. Completamente desmanchado utilize o liquido para banhar as regiões doentes. Decocção/cozimento: É o cozimento do material na água. Coloque o vegetal na água e leve ao fogo. Após o início da fervura, espere 5 a 10 minutos e apague o fogo, coando em seguida. Maceração: É o esmagamento da erva junto a um solvente (normalmente álcool de cereais ou água), para retirar as substâncias de interesse. (IO/SG)